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Confira as as melhores dicas de planejamento de conteúdos para blog

10 de agosto de 2020

O mercado online de comércio está se tornando bem desafiante para os novos empreendedores brasileiros, oferecendo obstáculos como a saturação dos mercados, a diversidade de opções para os consumidores e a forte concorrência.

Mais do que nunca antes, quem opta por desenvolver sua atividade digitalmente está precisando de obter conhecimentos sobre a gestão de comércio eletrônico e as estratégias de marketing de conteúdos para e-commerce.

Sabendo como os blogs constituem canais úteis para aumentar as vendas, muitas pessoas estão usando um blog para renda extra. Ainda assim, para que possa usar o blog para gerar conversão em lucros para uma loja virtual, é muito importante que você compreenda o papel de um eficaz planejamento dos conteúdos.

A importância do marketing de conteúdos é sempre muita. Ainda assim, quando falamos de conteúdos de blogs é muito simples cair em erros simples, que prejudicam todo o processo e tornam as estratégias ineficazes.

Venha conhecer os pontos principais que você deve ter em mente se criar um blog para apoiar seu e-commerce. Assim, você irá garantir que os artigos publicados em seu blog te ajudam a obter melhores rendimentos.

Dica 1. Não crie um blog sem saber quais suas metas e objetivos

Não adianta que você crie um blog sem primeiro questionar o que almeja com essa criação e quais os resultados que gostaria de obter com essa plataforma.

O primeiro passo em qualquer estratégia de e-marketing, nesse primeiro momento de planejamento de conteúdos, será estipular e estruturar seu pensamento para dar resposta a essas questões.

Ao ter bem presente na sua mente quais são seus objetivos e metas, você poderá adequar melhor a criação de conteúdos para apoiar essas intenções.

Existem vários objetivos possíveis, tais como o aumento do tráfego de um site de comércio eletrônico, o fortalecimento da relação entre sua loja e os clientes ou mesmo a geração de links. Se você quiser, poderá até estipular metas quantitativas, que facilitem sua análise dos resultados.

Dica 2. Tenha métricas definidas para acompanhar os resultados

Não adianta estar perdendo sua energia a estipular seus objetivos e metas, caso você não tenha como fazer a avaliação de seus resultados.

A comprovação de resultados é bem importante e, para isso, você precisa ter acesso a estatísticas e porcentagens que digam se sua estratégia está gerando os resultados pretendidos.

Os números de visitantes, os leads gerados do blog e as vendas que esse gerou são métricas importantes para que você saiba se seus conteúdos estão funcionando ou se necessita de alterá-los.

Dica 3. Oriente seu blog para o público

Quando você vai criar um blog para apoiar seu comércio eletrônico, você não deve se focar no conteúdo que você acha pertinente mas naquele que os consumidores e potenciais consumidores de sua loja estão interessados em ler e conhecer.

Para que você crie conteúdos pertinentes, deverá pensar quais são as dúvidas do seu público, quais os conteúdos que podem responder a essas dúvidas e como pode seu blog garantir uma maior sensação de segurança e confiança nessas pessoas.

orientar seus conteúdos para o público e colocar o foco de seu blog no apoio aos seus clientes pode ser fundamental para conquistá-los e motivar as vendas de seu e-commerce.

Da mesma forma você deve adaptar a apresentação e a linguagem de seu blog ao perfil do público-alvo de sua loja.

Dica 4. Estratégias de SEO também são úteis para blogs

Uma das estratégias de conteúdos SEO mais conhecidas é o recurso a palavras-chave e, quando escreve um blog, esse é um dos aspetos que deve manter na sua mente.

Se adotar essa e outras medidas de SEO em seu blog, irá melhorar seu posicionamento nos motores de busca e obter mais leitores, que poderão se transformar em clientes de sua loja.

Quanto mais pertinentes e adaptados forem seus artigos, melhores resultados estes irão gerar e mais vendas poderão resultar desses conteúdos.

Dica 5. Planifique suas publicações com um calendário

Se você vai usar seu blog para lançar e levar mais longe seu espaço de comércio eletrônico, deve ter uma planificação mais regrada sobre as publicações blogueiras.

Assim, você deve criar um cronograma para organizar a rotina do blog, que poderá ter novos conteúdos semanalmente, mensalmente ou com a periodicidade que você prefira e que melhor funcione para o seu público.

Ter vários redatores criando esses conteúdos também pode ser pertinente, sendo que essas publicações deverão também fazer parte do planejamento.

Todas essas dicas irão te ajudar a ter um conteúdo bom em seu blog e a garantir melhores resultados em sua loja online, garantindo um aumento do seu público e, quem sabe, gerando um maior número de vendas.