Linguagem
Destaque

Pensando em abrir um novo negócio mas não sabe por onde começar? Especialista do Sebrae dá dicas

Segundo ele, é essencial que o empreendedor se identifique com a área da oportunidade de negócio

Foto: Internet
Fazer um plano de negócios, observar a projeção de vendas e definir um marketing adequado para a sua empresa. Esses são apenas alguns dos pontos que devem ser levados em consideração na hora de começar um novo negócio. Especialistas, no entanto, advertem: o planejamento é, sem dúvidas, o principal instrumento para que o empreendedor torne-se bem-sucedido.

Com o apoio do Sebrae, é possível conhecer algumas técnicas de gerenciamento e, também, obter as informações para que a sua empresa seja legalizada, não caindo no risco, por exemplo, de que as mercadorias sejam apreendidas pelo poder público e também de ficar suscetível a riscos trabalhistas. O Sebrae Paraíba atualmente está oferecendo consultorias gratuitas de até quatro horas, de forma remota e presencial (essas precisam ser marcadas com antecedência por um dos canais de atendimento do Sebrae - 0800 570 0800 ou o Whatsapp 83 99193-3372). Além dessas, outras consultorias, do Sebraetec, são oferecidas em diversos modelos e valores. 

De acordo com a gerente regional do Sebrae, Madalena Arruda, aquele que deseja começar a empreender deve, em primeiro lugar, descobrir se a ideia realmente é uma oportunidade de negócio e se esse negócio tem a ver com o seu perfil, se você realmente gosta e se identifica. "Não basta apenas ser uma oportunidade, o empreendedor precisa gostar daquilo", afirma. 

Segundo ela, através de uma pesquisa de mercado é possível identificar quais as tendências, observar cenários de consumo e necessidades e o que precisa ser melhorado ou aperfeiçoado, além de observar produtos existentes em que esteja faltando "a cereja do bolo". 

Uma outra dica dada pela especialista é o uso de uma ferramenta prática chamada canvas. "O Sebrae trabalha tanto virtualmente como presencialmente com ela, que descreve a essência do negócio e os principais pontos para seu funcionamento. Após isso, já temos insumos necessários para estruturar o plano de negócio observando fatores como mercado e finanças e tendo o conhecimento necessário para avaliar se será um negócio inovador", complementa.

Curso gratuito: O Sebrae oferece um curso gratuito, de forma online, com o tema "Iniciando um pequeno grande negócio", com carga horária de 30 horas, e que tem como objetivo que o futuro empreendedor conheça os princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios. O curso pode ser acessado pelo site. Os módulos contemplam:

  • Oportunidades de negócio
  • Análise e pesquisa de mercado
  • Conhecendo concorrentes e fornecedores
  • Desenvolvendo as características dos produtos e serviços
  • Análise financeira da empresa 
  • O plano de negócio como um processo




Assessoria de Imprensa SEBRAE PB