logo paraiba total
logo paraiba total

Pensando em abrir um novo negócio mas não sabe por onde começar? Especialista do Sebrae dá dicas

11 de agosto de 2020

Fazer um plano de negócios, observar a projeção de vendas e definir um marketing adequado para a sua empresa. Esses são apenas alguns dos pontos que devem ser levados em consideração na hora de começar um novo negócio. Especialistas, no entanto, advertem: o planejamento é, sem dúvidas, o principal instrumento para que o empreendedor torne-se bem-sucedido.

Com o apoio do Sebrae, é possível conhecer algumas técnicas de gerenciamento e, também, obter as informações para que a sua empresa seja legalizada, não caindo no risco, por exemplo, de que as mercadorias sejam apreendidas pelo poder público e também de ficar suscetível a riscos trabalhistas. O Sebrae Paraíba atualmente está oferecendo consultorias gratuitas de até quatro horas, de forma remota e presencial (essas precisam ser marcadas com antecedência por um dos canais de atendimento do Sebrae – 0800 570 0800 ou o Whatsapp 83 99193-3372). Além dessas, outras consultorias, do Sebraetec, são oferecidas em diversos modelos e valores. 

De acordo com a gerente regional do Sebrae, Madalena Arruda, aquele que deseja começar a empreender deve, em primeiro lugar, descobrir se a ideia realmente é uma oportunidade de negócio e se esse negócio tem a ver com o seu perfil, se você realmente gosta e se identifica. “Não basta apenas ser uma oportunidade, o empreendedor precisa gostar daquilo”, afirma. 

Segundo ela, através de uma pesquisa de mercado é possível identificar quais as tendências, observar cenários de consumo e necessidades e o que precisa ser melhorado ou aperfeiçoado, além de observar produtos existentes em que esteja faltando “a cereja do bolo”. 

Uma outra dica dada pela especialista é o uso de uma ferramenta prática chamada canvas. “O Sebrae trabalha tanto virtualmente como presencialmente com ela, que descreve a essência do negócio e os principais pontos para seu funcionamento. Após isso, já temos insumos necessários para estruturar o plano de negócio observando fatores como mercado e finanças e tendo o conhecimento necessário para avaliar se será um negócio inovador”, complementa.

Curso gratuito: O Sebrae oferece um curso gratuito, de forma online, com o tema “Iniciando um pequeno grande negócio”, com carga horária de 30 horas, e que tem como objetivo que o futuro empreendedor conheça os princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios. O curso pode ser acessado pelo site. Os módulos contemplam:

  • Oportunidades de negócio
  • Análise e pesquisa de mercado
  • Conhecendo concorrentes e fornecedores
  • Desenvolvendo as características dos produtos e serviços
  • Análise financeira da empresa 
  • O plano de negócio como um processo