logo paraiba total
logo paraiba total

Quase três milhões de eleitores estão aptos a votar na Paraíba

11 de agosto de 2020

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 147.918.483 eleitores brasileiros estão aptos a votar nas Eleições 2020. A Paraíba registra 2.966.759 eleitores. De acordo com o TSE, o número de eleitores cresceu 2,66% em relação às últimas eleições municipais. O estado do Amazonas foi o que apresentou maior crescimento na quantidade de eleitores (7,88%). O único estado que teve redução foi Tocantins, que tinha 1.037.063 eleitores e agora tem 1.035.289.

Esses eleitores vão eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios espalhados pelo país no pleito marcado para o dia 15 de novembro. Apenas o Distrito Federal e Fernando de Noronha não participam das eleições municipais. Os eleitores brasileiros que estão registrados para votar no exterior também não participam desse pleito, uma vez que o voto em trânsito só ocorre nas eleições gerais.

O número oficial de eleitores foi anunciado pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, durante entrevista coletiva. O Repositório de Dados Eleitorais (RDE) bem como a página com as estatísticas do eleitorado ficarão disponíveis com a atualização.

Horário de votação

O horário da votação nas eleições do dia 15 de novembro deverá ser mesmo ampliado para as 18h e, possivelmente, para as 20h, com um período da manhã (das 8h às 11h), em face da pandemia podendo ser dedicado ao atendimento de idosos e pessoas enquadradas no grupo de risco.

Essa é uma das orientações que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já vem repassando aos tribunais regionais, inclusive ao TRE paraibano, mas com a advertência de que essas modificações ainda estão sendo estudadas e avaliadas com o apoio de especialistas técnicos e da área da saúde.

Segundo José Cassimiro Júnior, secretário de tecnologia da informação do TRE-PB, os detalhes dessas mudanças serão divulgados assim que forem confirmados pelo Tribunal Superior Eleitoral, o mesmo ocorrendo com relação às medidas preventivas de saúde que deverão ser adotadas nas seções eleitorais.

Os estudos sobre ampliação do horário estão sendo feitos com apoio de uma consultoria técnica especializada, e o objetivo é evitar filas e aglomeração de eleitores nas seções. Uma das propostas é a de que a votação se estenda até as 20h, passando a ter 12 horas de duração, ou mesmo até às 18h, desde que atenda a todos os protocolos sanitários com o máximo de segurança.

A consultoria está sendo realizada por técnicos do TSE em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), considerando o número de eleitores e a possível divisão do horário de votação por faixa etária e por seção eleitoral. Por esses estudos, há possibilidade de se reservar o período das 8h às 11h para receber eleitores idosos e que fazem parte do chamado grupo de risco.

Para os partidos e candidatos, a Justiça Eleitoral vem alertando que não deixem os processos de registros de candidatos para a última hora, evitando, com isso, a aglomeração nos cartórios eleitorais. Quanto aos comícios, a recomendação das autoridades sanitárias é no sentido de se evitar eventos e campanhas de rua. Mas, sobre isso, não haverá uma orientação nacional, o tema será tratado no âmbito de cada município.