logo paraiba total
logo paraiba total

Varejo pode ter crescimento surpreendente neste semestre

12 de agosto de 2020

Existem motivos para otimismo no varejo tanto para este segundo semestre quanto para 2021. A continuidade do auxílio emergencial para manter a economia nos próximos meses e os planos do governo de investir em infraestrutura nos próximos anos continuará a gerar empregos. Para Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o mês de julho foi superior às expectativas, com vendas surpreendentes. “Os números que virão nas próximas semanas mostrarão o tamanho da recuperação, mas existe hoje mais dinheiro na praça do que no início da pandemia”, afirma.

Em live realizada nesta segunda-feira, o presidente da SBVC disse que o auxílio emergencial tem tido um papel fundamental nesta crise. “O auxílio trouxe renda complementar para 47% dos lares brasileiros, a uma média de R$ 881 líquidos por lar. É isso que tem permitido que o varejo continue colhendo bons resultados, mesmo com níveis preocupantes de desemprego”, analisa.

Para Terra, o grande desafio do segundo semestre é “tirar a economia dos aparelhos”. “A economia real precisa voltar a funcionar sem o auxílio emergencial, que em algum momento deixará de ser disponibilizado”, diz. Segundo ele, isso depende do encerramento da pandemia, engatando com uma agenda de privatizações e investimentos. “Com tudo isso, pode ser que tenhamos perspectivas bem superiores na economia. “No lado da saúde ainda temos grandes problemas e uma situação bem difícil, mas na economia estamos em uma espiral positiva, que esperamos que persista no logo prazo”, afirma.

Segundo o presidente da SBVC, uma retomada sustentável da economia depende de um projeto que combine distribuição de renda, de forma responsável, com um projeto de médio e longo prazo que envolva investimentos em infraestrutura e educação. “Essa será a discussão no pós-pandemia, e passa pelo avanço das reformas necessárias para o país”, comenta.

Hora de crescer

Em todo momento de crise, há empresas que crescem e prosperam, enquanto outras têm problemas e desaparecem. “Isso depende muito de como a empresa adota o caminho da digitalização e como se posiciona frente às mudanças”, explica Terra. Nesta pandemia, o consumidor, que já era digital e usava intensamente o WhatsApp e as redes sociais, adotou o hábito de consumir online.

“Mesmo o varejo essencial, que manteve as lojas abertas, precisou acelerar sua digitalização, pelo medo de muitos consumidores em se exporem ao vírus. Isso gerou uma explosão de compras online, com quase 6 milhões de novos consumidores que nunca tinham comprado pelo e-commerce. Além disso, quem já estava online intensificou o volume de compras”, afirma.

Para ele, boa parte dos hábitos adquiridos durante a crise serão abandonados com o fim da pandemia. “Tudo o que está ligado à socialização deverá voltar a algo próximo do pré-crise, mas hábitos de comprar online permanecerão, pela facilidade e conveniência”, explica.

O grande legado da pandemia não é o surgimento de tendências novas, e sim a aceleração de fatores que já estavam presentes, como teletrabalho, home office e transformação digital. “A pandemia fez com que cinco anos acontecessem em cinco meses, literalmente”, comenta Terra.

Segundo o executivo, esse é um momento de grandes oportunidades, já que a digitalização abre a possibilidade de transformar as empresas. “A pandemia está sendo uma oportunidade para repensar a empresa inteira, mudando a cultura e os processos internos. Ainda há tempo para fazer isso, mas quanto antes, melhor”, completa.