logo paraiba total
logo paraiba total

Conheça 4 aplicativos para autônomos receberem pagamentos à distância

13 de agosto de 2020

Professores de idiomas e de atividades físicas, como ioga e dança, personal trainers, psicólogos, consultores e demais prestadores de serviço informais ou autônomos precisaram levar o atendimento presencial para o ambiente digital devido à pandemia do novo coronavírus.

Muitos acabaram perdendo renda nesse período, seja pela falta de aptidão digital, do profissional ou do cliente, ou até mesmo pela dificuldade de receber pagamentos, uma vez que muitos não possuem conta em banco – de acordo com o Instituto Locomotiva, cerca de 45 milhões de brasileiros não têm conta bancária.

Nesta semana, a franquia de meios de pagamentos Ceopag lançou um aplicativo que substitui as maquininhas. Pela plataforma, o prestador gera o link com o valor e pode encaminhar por WhatsApp, Messenger, Instagram ou outra rede social. O cadastro é gratuito, mas o aplicativo não permite movimentações financeiras e serve apenas para o recebimento dos valores. 

Além dessa opção, para ajudar esses profissionais a continuar recebendo durante esse período, a assessora de investimentos Luciana Ikedo listou mais 3 aplicativos que também permitem receber pagamentos à distância.

Todos os apps listados por Luciana funcionam com a modalidade de pré-pago. O cliente transfere o valor por pagamento de boleto, TED, DOC ou por meio do cadastro de um cartão de crédito. “Todos eles permitem o pagamento para pessoas ’desbancarizadas’ – que não possuem conta corrente ou poupança em instituições bancárias – e todos cobram taxas”, diz a especialista. “Essa seja é uma excelente oportunidade para que o empreendedor forneça opções de recebimento ágeis para os seus clientes, incluindo os que não têm conta em banco.”

Confira a lista:

ITI

O aplicativo foi desenvolvido pelo Itaú e ofecere cadastro grátis. Tem isenção de tarifas para pessoas físicas e possibilita tanto transferências quanto pagamentos. Por meio do aplicativo também é possível receber pagamento à distância via boleto e cadastrar um cartão de crédito. Não há taxas para compras e transferências nacionais.

PayPal

É mais usado para compra e venda de produtos, mas também pode ser aplicado para serviços. O cadastro é gratuito, mas não permite o pagamento via boleto, sendo necessário o cadastro de um cartão de crédito. Também possui isenção de tarifas para pessoa física em pagamentos nacionais e permite a realização de pagamento no exterior.

PicPay

Rentabiliza o dinheiro parado (100% do CDI). O cadastro é gratuito e aceita pagamento via boleto, cadastro de cartão de crédito, além de realizar pagamentos. Cobra taxas para compras e transferências nacionais.

Como conseguir serviços

Além de receber pagamentos, é necessário aumentar o volume de serviços nesse momento. Para angariar novos clientes, o especialista em planejamento financeiro José Fugice indica plataformas como GetNinjas, Freelancer Select ou Bicos. “Se o profissional não estava utilizando estas plataformas, esse é o melhor momento para abandonar velhos paradigmas e começar a utilizar. Tem que encarar estas iniciativas como importantes e vitais a médio e longo prazo”, diz.

Na visão dele, a crise mudará substancialmente o comportamento de consumo e mindset dos clientes. “Acredito que as pessoas darão mais valor ao seu dinheiro e tempo. Diante disso, surgem as oportunidades destas plataformas.”