logo paraiba total
logo paraiba total

Chip nas roupas? Hospitais da Unimed JP estão cada vez mais tecnológicos

13 de agosto de 2020

Quando falamos em tecnologia usada em um hospital, pensamos logo em modernos equipamentos de respiração ou em tomógrafos e ressonância. Mas a inteligência artificial pode ser usada para outros fins, como monitorar roupas usadas pelos pacientes em unidades hospitalares. E isso também é muito importante para a segurança, bem-estar e saúde dos atendidos.

Lençóis, toalhas, tapetes de banheiro, batas, roupas adequadas para o centro cirúrgico… Tudo isso é chamado de enxoval hospitalar. E, assim como uma mãe trata com bastante cuidado o enxoval do bebê antes e após o nascimento, o hospital também tem essa preocupação com as roupas dos pacientes. As peças têm que estar higienizadas e desinfectadas para que a próxima pessoa possa usar com toda a segurança.

Mas como fazer esse controle? Uma das formas de garantir que o enxoval hospitalar passe por todas as etapas e esteja apto é usar um chip de identificação. Essa tecnologia, aliada a um programa de computador, tem a capacidade de mostrar os caminhos percorridos pela peça, quando ela foi higienizada e até quantas vezes foi usada em um único mês.

Como funciona – E cada vez mais tecnológicos e inovadores, os hospitais Alberto Urquiza Wanderley e Moacir Dantas, unidades próprias da Unimed João Pessoa, instalaram chips de identificação no enxoval hospitalar. O monitoramento das peças é feito via sistema de radiofrequência chamado de RFID, cuja sigla vem do inglês Radio Frequency Identification. Essa tecnologia torna mais ágil e seguro o acompanhamento de cada peça que vai para a lavagem. No momento em que passam pelos sensores, esses materiais são identificados automaticamente, sem que os profissionais de saúde necessitem manipulá-los.

Padrões – A correta higienização do enxoval garante que o uso pelos pacientes pode ser feito de forma segura. Por isso, antes mesmo de ser encaminhado para a lavanderia, eles são separados. Todas as peças são lavadas em túneis especiais, com dosagem adequada de produtos para cada tipo de peça e alta temperatura. Os hospitais Alberto Urquiza Wanderley e Moacir Dantas seguem padrões de limpeza e organização que obedecem parâmetros rígidos. São respeitadas normas e regulamentações nacionais e internacionais, como as estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pala Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).