logo paraiba total
logo paraiba total

Confira 7 dicas para dar a volta por cima após perder o emprego

20 de agosto de 2020

O desemprego em massa atingiu boa parte da população mundial em 2020. Devido à pandemia do coronavírus, 3,5 milhões de brasileiros entraram com pedidos de seguro-desemprego entre março e julho.

“Perder o emprego é algo extremamente traumatizante”, diz o especialista em resiliência Dwayne Buckingham, presidente e CEO de uma empresa de treinamento e consultoria, ao portal FastCompany. “Muitos níveis da vida são afetados por essa perda – estabilidade familiar, qualidade de vida, entre outras coisas”, completa.

Apesar de essa ser uma experiência ruim, especialistas em saúde mental e carreira dão conselhos para que você encontre a resiliência necessária para se recuperar desse trágico momento em que muitos se encontram. Confira 7 dicas listadas pelo portal para dar a volta por cima:

1. Não tenha pressa

Perder o emprego e sentir os efeitos disso é algo sério e pode ser assustador. Boas decisões raramente são tomadas durante momentos de pânico e estresse, conforme indica a psicóloga organizacional Cathleen Swody, fundadora da consultora Thrive Leadership. “É uma questão de reconhecer que ‘isso é algo grande e está além do que posso controlar’. Pode levar alguns dias – ou até uma semana, de acordo com o tempo que você precisar – para processar todas as informações”, diz.

Quando você tira um tempo para “se afastar dos seus próprios pensamentos”, é possível enxergar além. A psicóloga argumenta ainda que abrir seu perfil do LinkedIn e começar a contatar toda sua rede de conexões sem tirar um tempo para processar o acontecimento pode não ser uma boa ideia. Dê tempo ao tempo.

2. Reúna-se com sua “equipe de recuperação”

Neste momento você precisará de apoio. Faça questão de se cercar de pessoas que fazem com que você se sinta melhor, indica Swody. Existem pessoas que servem como um porto seguro e que podem te aconselhar. Uma vez que você esteja pronto para recomeçar, entre em contato com amigos e colegas confiáveis e que podem te ajudar a se preparar para entrevistas ou dar feedbacks sobre seu currículo, por exemplo.

3. Tenha cuidado com as distorções cognitivas

Quando passamos por eventos traumáticos, podemos sofrer distorções cognitivas que bloqueiam os pensamentos claros e objetivos, diz Dwayne Buckingham, especialista em resiliência. A pandemia é uma catástrofe que resultou nos altos índices de desemprego. Levar isso para o lado pessoal, quando na verdade a demissão foi consequência das complicaçõe do cenário econômico, e se deixar levar por pensamentos negativos falsos não ajuda.

Quando estiver pensando o pior, pare e encontre uma maneira de redirecionar toda essa energia. Você pode conversar com um amigo, escrever em um diário ou até mesmo procurar a ajuda de um profissional.

4. Busque experiências positivas

Você provavelmente já passou por outros momentos difíceis e conseguiu superá-los. Agora é hora de se lembrar disso, diz Dawn D. Owens, fundadora de uma empresa de coaching e consultoria. “Você não é o que você faz. Esta é a hora de deixar isso [a demissão] para trás”, completa.

Leia notas e e-mails de agradecimento, relembre de habilidades e trabalhos passados que o deixaram orgulhoso. Procure formas de recuperar sua perspectiva sobre seus talentos. Isso o ajudará a recuperar a confiança necessária para se sentir melhor e encontrar uma próxima oportunidade, explica Owens.

5. Busque oportunidades

Há alguns anos, uma consultora de marketing se mudou para Kansas City, nos Estados Unidos, em busca de um emprego. Cerca de 14 meses depois ela foi demitida. Longe da Califórnia, onde morou antes, ela ficou arrasada. Estava em um novo relacionamento e fez amigos na nova cidade natal e por isso, decidiu ficar em Kansas City.

A pequena rede de conhecidos na cidade a ajudou a encontrar um novo emprego, mesmo que tenha que ter mudado para uma nova especialidade – e acabou prosperando na nova posição. “Se eu nunca tivesse perdido aquele emprego, nunca teria encontrado minha verdadeira paixão”, diz ela.

Este tipo de história de “felizes para sempre” pode soar como clichê e não fazer muito sentido em um momento de desespero. No entanto, é importante considerar que o que parece um grande desafio pode na verdade ser uma chance de tentar algo novo.

6. Concentre-se no que você pode controlar

Encarar a situação da demissão como um todo pode fazer com que o acontecimento pareça opressor e impossível de ser contornado. Em vez de adotar essa atitude, procure se concentrar apenas naquilo que você pode controlar. Por exemplo: você não pode controlar os índices de desemprego, mas pode melhorar seu perfil no LinkedIn e atualizar seu currículo. Não é possível prever quanto tempo levará para conseguir outro emprego, mas pode focar no controle de suas finanças.

Além disso, utilize o momento para adotar hábitos saudáveis, como se alimentar bem, praticar exercícios e dormir o suficiente para se sentir melhor. “Desenvolva o lado físico da resiliência para apoiar o psicológico”, diz a coach de carreiras Dawn D. Owens.

7. Doe um tempo para ajudar o próximo

De acordo com Owens, à medida que você começa a buscar um novo emprego, é possível se encontrar na posição de ajudar outras pessoas. Procure atuar como voluntário, ajudando alguém a montar um currículo ou doando algo a quem precisa. Isso faz com que nos sintamos bem e pode resultar em gratidão e controle em meio a um período caótico, indica ela.

Já segundo Dwayne Buckingham, é necessário parar de se comparar aos outros. É natural que pessoas competitivas e bem-sucedidas façam isso, mas não é algo que faz bem. Concentre-se no que você pode fazer agora e na construção de uma estrutura de resiliência pessoal para ajudá-lo a superar os desafios da próxima vez que algo ruim acontecer.