logo paraiba total
logo paraiba total

Consultoria do Sebrae contribui para implantação de shopping no Cariri paraibano

21 de agosto de 2020

Fortalecer o comércio local, principalmente os pequenos negócios, contribuindo para a geração de emprego e renda no Cariri paraibano. Essa é a proposta do Sumé Shopping, centro de comercialização e artesanato inaugurado este mês pela gestão municipal de Sumé. Contando com 51 lojas, o shopping público foi planejado e executado com o apoio de uma consultoria realizada pelo Sebrae Paraíba, que trabalhou aspectos como layout, posicionamento de mercado, marketing e tendências do setor.

De acordo com a consultora credenciada pelo Sebrae Paraíba, Luciana Rabay, o objetivo da consultoria, realizada por cerca de três meses, foi auxiliar no planejamento e na organização da estrutura interna do shopping.

“Foi feita uma pesquisa de tendências, indicando, dentro das melhores práticas de shoppings centers de pequeno porte, o tipo de loja que deveria estar em cada área, de forma a gerenciar melhor o fluxo das pessoas dentro do shopping. Além disso, foi realizada uma análise de tendências e regras de shopping, que foram adaptadas à situação por se tratar de um shopping público”, explicou Luciana Rabay, ao destacar que a consultoria também contribuiu com a organização do edital lançado para selecionar os empreendedores que atuariam no shopping.

Para a gerente regional do Sebrae Paraíba, Madalena Arruda, o novo espaço vai contribuir de forma significativa com a economia da região, fortalecendo especialmente os pequenos negócios.

“O Sumé Shopping será um empreendimento estratégico não só para a cidade de Sumé, mas para todo o Cariri paraibano. Ele vai contribuir para fortalecer o comércio varejista, o artesanato e a gastronomia da região, sendo também um local de acesso a serviços essenciais, como a Casa da Cidadania”, salientou Madalena, ao afirmar que ainda em 2020 uma nova etapa de consultoria será iniciada, para auxiliar o shopping e os empreendedores que nele atuam em temas como marketing e posicionamento de mercado.

Por sua vez, o diretor do shopping, Williams Martinho, ressaltou que o novo espaço vai incentivar a geração de emprego e renda na região. “O Sumé Shopping é um centro de comercialização planejado estrategicamente enquanto política pública, para fomentar oportunidades de negócios a partir da geração de emprego e renda. O empreendimento proporcionará a liberação de um potencial inexplorado, a partir da instalação de diversos segmentos de comércio e serviços da região, o que trará benefícios em grande escala”, acrescentou.