logo paraiba total
logo paraiba total

Bons hábitos ajudam na redução do estresse, controle da ansiedade e distúrbios metabólicos

24 de agosto de 2020

Mulheres costumam se cuidar mais do que os homens. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2015, indicam que 78% delas haviam ido ao médico nos 12 meses anteriores à realização das entrevistas. Já entre o público masculino, o percentual cai para 63,9%. De acordo com a gastroenterologista Andréa Gondim, coordenadora de Atenção Primária e Promoprev da Unimed João Pessoa, essa é uma questão cultural, pois a mulher é vista como aquela que apoia e cuida de quem precisa e de si, com isso, também busca mais orientação. “Com incentivo, a mulher aprende a se cuidar e entende que é promotora do seu próprio bem estar. Essa consciência permite escolher hábitos que priorizem a saúde física, mental e espiritual”, comenta.

A prevenção, de acordo com a médica, é feita a partir da inclusão de costumes na rotina diária, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e avaliações periódicas. Ela ressalta que manter essas práticas ajuda a fortalecer o sistema imunológico e aumenta a disposição para as atividades cotidianas. “Isso auxilia no controle e redução de estresse, ansiedade e previne distúrbios metabólicos e crônicos não-transmissíveis como hipertensão e diabetes, o que proporciona maior qualidade de vida além de bem estar físico e psicológico”, destaca.

De acordo com um levantamento feito este ano pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as enfermidades que as mulheres devem estar mais atentas são os cânceres de mama e do colo do útero, além da depressão. Para evitar essas patologias é preciso fazer, entre outros, exames periódicos de mamas, como ultrassom e mamografia; citológico para o aparelho reprodutor e laboratoriais, que são complementares à avaliação médica e vão se adequar com fatores de risco, histórico familiar e até mesmo a idade.

Já segundo um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública (Ibope) e divulgado em julho deste ano, 84% dos brasileiros buscam ter uma rotina de autocuidado, mas apenas um terço consegue. O auxílio de profissionais preparados, dicas de alimentação, exercícios e um eficiente direcionamento são fundamentais para dar o pontapé inicial nas práticas.

Grupo Saúde da Mulher – Para estimular mais essa procura, com acompanhamento especializado, a Unimed João Pessoa criou o grupo de educação Saúde da Mulher.  Exclusivo para clientes da Cooperativa, o grupo vai orientar como prevenir e estimular hábitos de vida saudáveis e o autocuidado. “Quando ensinamos a se olhar, se empoderar, reforçamos esses pilares e mostramos que as mulheres precisam se ver, se sentir e com isso, elas buscam mais”, completa a médica Andréa Gondim.

Com uma equipe multidisciplinar, a primeira turma tem início no dia 16 de setembro, das 14h30 às 16h30, em formato online. Ao todo serão três encontros e os outros dois ocorrerão nos dias 23 e 30 de setembro. As inscrições para participar da atividade estão abertas para maiores de 18 anos e vão até 15 de setembro.