logo paraiba total
logo paraiba total

Pesquisa da Abrasel/PB avalia primeira semana da retomada do setor em João Pessoa

26 de agosto de 2020

A Abrasel/PB realizou uma pesquisa com mais de 200 empresários de bares e restaurantes de João Pessoa para avaliar o processo de retomada gradual do setor de Alimentação Fora do Lar, assim como os impactos da pandemia até o momento. A pesquisa aconteceu no período de 3 a 7 de agosto, totalmente online, e a partir dela foi possível avaliar informações sobre os resultados da primeira semana da retomada, além performance dos estabelecimentos, manutenção dos funcionários e negociação dos custos fixos. 

Em relação ao funcionamento dos estabelecimentos na primeira semana da flexibilização do setor, 53,5% dos empresários afirmaram que o desempenho foi regular, enquanto 28,7% consideram bom, e 16,8% tiveram uma performance ruim. Quando se trata das vendas por delivery no mesmo período, 42% registraram queda leve nas vendas, 37% analisaram uma queda média nas vendas, enquanto 8% não apresentaram nenhuma alteração nas vendas por delivery.

Além disso, a pesquisa revelou também a situação dos estabelecimentos em relação as demissões do setor nesse período. De acordo com as respostas dos empresários, 52,5% precisaram demitir de 1 a 3 funcionários, enquanto 26,5% demitiram entre 4 e 8 funcionários, 8,5% revelaram ter demitido de 9 a 15 colaboradores, e 8% afirmaram ter sido necessário demitir mais de 15 colaboradores.

Quando questionados sobre os custos fixos, 53% afirmam que irão negociar o aluguel, cerca de 15,5% estão procurando outro local para o seu restaurante, enquanto apenas 10% dos empresários dizem que não irão negociar. Um outro aspecto destacado na pesquisa é em relação ao capital de giro das empresas. Mais de 50% dos empresários gostariam de ter acesso à linhas de financiamento, mas não conseguiram por problemas cadastrais, ou pela burocracia dos bancos.