logo paraiba total
logo paraiba total

Programa do Sebrae retoma atividades presenciais em Campina Grande

27 de agosto de 2020

Suspensas desde o final do mês de março por conta da pandemia do coronavírus, as atividades presenciais do Negócio a Negócio foram retomadas em Campina Grande. O programa, criado pelo Sebrae, oferece atendimento gratuito aos pequenos negócios, com foco nos microempreendedores individuais (MEIs), com o objetivo de auxiliá-los no diagnóstico e na solução de dificuldades que são encontradas no dia a dia da gestão de um negócio.

Para isso, os agentes de orientação empresarial (AOE) do programa realizam duas visitas aos empreendedores atendidos. Na primeira delas, o agente conhece o negócio para elaborar um diagnóstico de gestão sobre ele, verificando fatores como finanças, operações e mercado. A partir desse diagnóstico, o agente retorna para recomendar soluções e melhorias para a empresa, além de esclarecer outras dúvidas e dificuldades do empreendedor.

De acordo com o analista do Sebrae Paraíba, Thiago Jatobá, essas atividades precisaram ser suspensas por conta do distanciamento social necessário para evitar uma disseminação ainda maior do vírus. Durante esse período de atividades presenciais suspensas, a equipe do Negócio a Negócio passou a realizar atendimentos a distância, mantendo contato com empreendedores que foram visitados pelo programa nos dois últimos anos.

“Utilizando a base de dados de clientes atendidos em anos anteriores, o programa buscou manter contato remoto e telefônico com essas empresas, o que, no nosso entender, foi decisivo para milhares de MEIs neste período de pandemia. A queda no volume de vendas, o comprometimento no fluxo de caixa, o desaparecimento dos clientes, as obrigações legais e as medidas emergenciais promovidas pelo governo federal foram alguns dos temas abordados durante as orientações, contribuindo com a minimização dos impactos nestes pequenos negócios”, ressaltou o analista.

Agora, passada a fase mais crítica da pandemia, com a possibilidade de um retorno seguro das atividades, os agentes do Negócio a Negócio, atentos a todas as medidas de segurança e prevenção, vão retomar as visitas presenciais, especialmente em áreas e bairros que possuem maior densidade empresarial, para auxiliar os empreendedores nesse momento de dificuldades e desafios.

“O foco do atendimento neste retorno é plural, uma vez que é preciso atuar em diferentes frentes. Uma delas é a adequação sanitária do negócio, tendo em vista o atendimento aos requisitos operacionais para voltar a funcionar de modo regular e seguro. Além disso, também é preciso agir no campo estratégico, buscando se reinventar, procurar no marketing oportunidades e meios de aproximação com o cliente e, em finanças, mais do que nunca, buscar a eficiência de custos”, explicou.

Orientação – Para conhecer mais informações sobre o Negócio a Negócio, os interessados em participar do programa podem entrar em contato com o Sebrae Paraíba através da Central de Relacionamento (0800 570 0800), ou do Whatsapp (83 99193-3372).