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Confira dicas de como lidar com pessoas tóxicas no home office

27 de agosto de 2020

Com o home office, não só as tarefas são feitas à distância. Os desafios comuns ao ambiente de trabalho também ganharam novos formatos e precisam ser solucionados de outras formas. Para quem convive com colegas ou funcionários difíceis, sobra a dúvida: como lidar com as pessoas tóxicas nessa nova dinâmica?

O estresse causado pela pandemia pode agravar problemas ou comportamentos negativos já existentes. A boa notícia é que, com a distância, a tendência é que algumas práticas percam espaço. É o que acredita Cláudia Danienne, psicóloga organizacional e sócia da consultoria Degoothi Consulting, especializada em gente e gestão.

“A comunicação tem que ser extremamente clara e objetiva. Se presencialmente uma pessoa costumava ser dissimulada, agora não tem mais espaço para isso”, afirma. A empatia, segundo ela, é outro aspecto que tem ganhado mais destaque.

Mas, se esta não é a realidade na sua equipe, é preciso saber lidar com o problema de maneira profissional – principalmente se você for o líder.

Um bom começo

Segundo Danienne, dois pontos fazem a diferença nesse contexto. O primeiro é a inteligência emocional: sem ela, as pessoas – e todo o ambiente de trabalho – têm grandes chances de se tornarem tóxicos.

A segunda, mais individual, é a performance. Ao fazer um trabalho de qualidade, segundo a psicóloga, você dá menos brechas para que pessoas negativas consigam te atingir de alguma forma.

A dica vale especialmente na relação entre funcionário e chefe, mas também se aplica entre pares. “Se você apresenta um trabalho de qualidade, é focado e engajado, a própria pessoa vai perceber que está fora de contexto. Isso neutraliza a atitude tóxica”, afirma.

Vale lembrar que nem todos os conflitos são explícitos. Cabe ao líder praticar uma escuta atenta, procurando saber como está a equipe e mostrando a ela que o bem-estar é importante. Vale, por exemplo, usar os minutos iniciais de uma reunião para perguntar como estão as coisas.

Abordagem cuidadosa

Se você está sendo alvo de um comportamento ou colega tóxico, o primeiro passo é tentar solucionar o problema conversando diretamente com ele. Se a adoção do home office for parcial, segundo a psicóloga, o ideal é combinar uma conversa presencial, respeitando todos os protocolos de segurança necessários.

Se o home office for a única opção, o ideal é propor uma conversa por vídeo. Falar sobre o assunto por e-mail ou mensagem, segundo ela, torna a comunicação impessoal e pode piorar o problema. “Tenha em mente que o conteúdo será tão importante quanto a forma de abordar e conduzir a questão”, afirma.

Se o problema foi um desentendimento específico, pergunte para a pessoa se vocês podem conversar sobre o ocorrido. Demonstre que você é receptivo ao diálogo e que considera importante diminuir os ruídos na relação. Não demore para tomar essa atitude e busque resolver o problema o quanto antes.

Se o problema persistir…

Se a conversa não funcionar, você pode levar o problema até o líder. Mas faça isso de modo profissional, passando longe do tom de fofoca. “É preciso ter maturidade e iniciar a conversa com fatos e argumentos. Diga o que aconteceu, mostre que tentou resolver e pergunte se ele pode ajudar. A pior coisa que você pode fazer é levar o problema em um tom infantil”, aconselha a psicóloga.

Para a liderança, cabe o papel de entender os dois lados envolvidos e buscar uma harmonia. As videoconferências são uma boa forma de conversar cara a cara com os funcionários – mas deixe para reuni-los em um segundo momento, depois de ouvir cada um e entender o que está acontecendo.

O papel do líder, segundo Danienne, é ser um mentor e articulador de relações. “A função dele é dissipar aquela situação. Não se trata de colocar panos quentes, mas de ouvir, entender e ter habilidade de acabar com aquilo”.

A psicóloga cita como metáfora o papel do maestro em uma orquestra: ele sabe que cada membro do grupo tem uma habilidade e um diferente momento de ser protagonista. Trabalha, então, para harmonizar os perfis para ter um bom resultado.

Há ainda que se considerar a importância (e o impacto) do bem-estar geral das pessoas no comportamento no trabalho. Não é por acaso que algumas empresas têm incluído novos “mimos” e cuidados entre os benefícios para os funcionários. “Uma equipe com mente e corpo saudável lida com a rotina e os problemas da melhor maneira”, afirma ela.