logo paraiba total
logo paraiba total

Palestra debate importância do empreendedorismo nas universidades

1 de setembro de 2020

Enfatizar a importância do empreendedorismo e da inovação tecnológica na universidade – o futuro do empreendedorismo acadêmico será tema de uma palestra virtual no próximo dia 2, às 10h, em uma parceria da Universidade Estadual da Paraíba com o Sebrae Paraíba. A palestra será transmitida pelo Canal Rede UEPB no Youtube e pelo perfil oficial da instituição no Facebook.

De acordo com o gerente regional do Sebrae Paraíba, Lúcio Wolmer, a capacitação visa incentivar ações de inovação entre os alunos. “O objetivo é fomentar ideias, trazer inovações na área e capitanear recursos, além de criar todo um mindset positivo na capacitação dessas lideranças”, disse.

Já o diretor de Incubação Empresarial da Inovatec da UEPB, professor Josemir Maia, enfatiza que esse projeto de empreendedorismo será muito promissor tanto para a UEPB quanto para o estado da Paraíba. “Além das ações que são raízes da universidade, como o ensino, a pesquisa e a extensão, através de uma cultura de estratégia empresarial e através do estímulo empreendedor, nós também seremos capazes de estimular o desenvolvimento de negócios nas cidades onde a UEPB se insere e no seu entorno. Com isso, vamos gerar postos de trabalho direto e indireto, além de prosperidade para essas cidades”, destaca.

Mapeamento das ações empreendedoras – A UEPB também está realizando um mapeamento das ações empreendedoras realizadas em seus campi, por meio de um formulário (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQ09-cKasBMfiFmqdgDfyKInzz5QwysJ3Z8q4BTIS_eoAMCQ/viewform). Com esse formulário, a Inovatec pretende identificar o estado atual de todas as ações empreendedoras desenvolvidas, oficiais e não oficiais, para nortear ações estratégicas em prol da geração de incentivo a esse público. O mapeamento foi inicialmente idealizado por um grupo de professores multidisciplinares que se reuniu para discutir sobre as ações voltadas ao estímulo da cultura empreendedora e de estímulo à inovação no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba.