logo paraiba total
logo paraiba total

Conheça uma pergunta que fará você se tornar imediatamente mais inteligente

1 de setembro de 2020

Todo mundo quer ser mais inteligente. Mas para melhorar suas chances de sucesso nessa tarefa, o primeiro passo é tentar se tornar menos ignorante. Como diria Charlie Munger, o braço direito de Warren Buffett: “É incrível quanta vantagem em longo prazo têm as pessoas que tentam consistentemente não serem estúpidas, no lugar de serem muito inteligentes.”

A ciência mostra que os seres humanos são muito confiantes na habilidade de fazer qualquer coisa acima da média, desde dirigir até escolher ações ou tomar decisões. Aumentar sua inteligência é um caminho recompensador, mas de longo prazo. Perceber que você é mais ignorante do que imagina e ser mais cauteloso quando ao otimismo é algo mais simples — ainda que não seja psicologicamente fácil.

O conselho é do professor Don Moore, da universidade americana UC Berkeley, e foi replicado pelo site americano Inc.com. Moore se baseou em um livro escrito pela jogadora de pôquer profissional Annie Duke. O professor afirma que uma simples questão pode ajudá-lo a combater o otimismo exagerado e tomar decisões mais conscientes: “Quer apostar?”

Toda decisão é uma previsão disfarçada. Nós achamos que teremos sucesso no casamento ou em um novo negócio, é por isso fazemos um pedido de noivado ou compramos um ponto comercial. Mas o otimismo exagerado pode nos cegar.

Decisões mais inteligentes são tomadas quanto temos uma visão mais clara sobre tais previsões. Por isso, pense nas chances de uma situação acontecer. Não há melhor forma de fazer essa tarefa do que imaginar quanto dinheiro você apostaria nessas chances — e pensar por que alguém estaria apostando contra um certo resultado.

Tais pensamentos levam a questionamos como: por que eu posso estar errado? Quais informações sugerem isso? O que os outros sabem que eu não sei?”. São perguntas que questionam nosso modo de pensar e calibram nossa confiança a um nível mais realista. Assim, vamos ficando cada vez menos ignorantes — e mais inteligentes.