logo paraiba total
logo paraiba total

Governo publica e-book com protocolos de enfrentamento da Covid-19 nos serviços de saúde

2 de setembro de 2020

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou nesta terça-feira(1°) um livro digital com protocolos assistenciais para o enfrentamento da Covid-19 nos serviços de saúde. O material foi produzido pelo Centro Estadual de Disseminação de Evidências em Saúde do Covid-19 (Cedes) e do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), com artigos escritos pelas equipes dos dois serviços hospitalares referências no Estado: Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e Complexo Hospitalar Clementino Fraga. 

De acordo com a diretora do Cefor, Vanessa Cintra, o protocolo foi uma iniciativa da SES a partir da necessidade de treinamento e aprimoramento da assistência da enfermagem, da fisioterapia e dos médicos para enfrentamento da Covid-19. Ela explica que era necessário um tipo de atendimento uniforme para todo o Estado. 

“Esse movimento foi multidisciplinar, interdisciplinar entre hospitais de referências e técnicos da secretaria, com o intuito de trabalhar coletivamente, colegiadamente e colaborativamente na elaboração deste instrumento. O material passa a ser referência de assistência e também para treinamento de todos os hospitais” destaca.

Além disso, Vanessa também afirma que uma portaria do Ministério da Saúde corroborou com o trabalho da SES, que estimula os entes da Federação a elaborarem protocolos clínicos e o Estado da Paraíba traz essa perspectiva com o material divulgado. A diretora pontua que o trabalho foi baseado em uma série de reuniões clínicas e científicas de discussão dos temas, abordagem e escrita do material por meio do Cefor e dos hospitais de referência. 

Segundo o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, o material contempla medidas de classificação, diagnóstico, tratamento e critérios para alta, com foco maior no manejo clínico médico, ressaltando a necessidade de definição de diretrizes para padronizar as condutas dos profissionais de saúde.

“Alinhando conteúdo técnico, este documento baseia-se nas mais recentes evidências científicas, bem como considerou os Procedimentos Operacionais Padrão de duas unidades de referência no atendimento à Covid-19 no Estado. Foi uma construção coletiva envolvendo profissionais da Secretaria e dos dois serviços, com o apoio pedagógico do Cefor”, explica.

Alguns dos temas abordados nos 14 protocolos são os cuidados e medidas de precaução no uso dos equipamentos de proteção individual, desinfecção de ambientes, práticas seguras para administração de medicamentos para pacientes com Covid-19, protocolo de ventilação mecânica no paciente, entre outros. O livro traz conceitos e práticas que serão adotados e seguidos na Rede de Atenção à Saúde, visando à maior segurança possível para pacientes, profissionais e toda comunidade.

O material completo está disponível no site do Governo da Paraíba, no link: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/arquivos/protocolos-assistenciais-para-o-enfrentamento-da-covid_19-9.pdf.