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Como criar um endereço de internet para a sua empresa

4 de setembro de 2020

Criar um site é cada vez mais simples. Várias plataformas oferecem layouts que podem ser personalizados facilmente e até de forma gratuita. Mas um fator diferencia os sites profissionais dos amadores: o endereço do site, ou seu domínio.

Ferramentas gratuitas geralmente acrescentam outros elementos ao URL do site. Para ter um apenas com o nome da sua empresa, é preciso registrá-lo. É possível fazer isso diretamente pelo serviço de hospedagem do seu site ou pela página registro.br.

A seguir, mostramos um passo a passo de como criar um domínio para o site da sua empresa por meio desse site.

1. Verifique se o domínio está disponível

O primeiro passo para criar um endereço de internet para sua empresa é verificar se o domínio que você quer utilizar está disponível. Para sites com final “.br”, é possível fazer isso acessando o site registro.br e inserindo a palavra ou combinação de palavras desejada.

O nome escolhido deve ter entre dois e 26 caracteres, não incluindo “www” ou “.com.br”. É possível utilizar letras, números e hífen. O ideal é que o nome seja fácil de se pronunciar e memorizar.

O Registro.br permite registrar domínios em diferentes categorias – o “.com.br”, por exemplo, é voltado a atividades comerciais. Há variações para segmentos específicos, como “app.br”, “ong.br” e “tec.br”. É possível conferir a lista completa no site.

2. Registre seu domínio

Para criar o endereço, você precisará fazer um cadastro, fornecendo dados como nome, e-mail, telefone e endereço. O registro do domínio para uma empresa também exige dados como o CNPJ. No caso de algumas categorias, como “.org.br”, será necessário enviar documentos que comprovem a natureza do empreendimento.

Se o seu site já estiver hospedado em um provedor, você deverá informar o DNS do servidor durante o cadastro. Se não estiver, ele poderá ser fornecido pelo próprio registro.br. Basta selecionar a opção durante o cadastro. Mesmo que alguém te ajude neste processo, a recomendação da plataforma é que o cadastro seja feito no seu nome.

3. Leia o contrato e faça o pagamento

Após finalizar o cadastro, você receberá um contrato referente ao registro. Ao aceitar os termos, poderá fazer o pagamento da taxa por boleto ou cartão de crédito. O custo do registro é de R$ 40 por um ano. O site disponibiliza uma tabela com valores para outros períodos.

O pagamento deverá ser feito periodicamente para que o registro seja mantido. No caso de não pagamento, ele será congelado durante um período e posteriormente disponibilizado para um novo registro.