logo paraiba total
logo paraiba total

Confira 4 dicas para se preparar para um processo seletivo online

4 de setembro de 2020

Em tempos de pandemia, as videochamadas substituíram conversas presenciais – seja nas reuniões ou até mesmo nos processos seletivos. Ao optar por contratações 100% digitais, as empresas já observam vantagens. De acordo com Marina Helmeister, consultora da Spring Professional, processos feitos de forma online são mais ágeis, produtivos e baratos, uma vez que os custos com preparativos e materiais diminuem.

Além disso, o processo é considerado mais democrático: “[O processo seletivo online] alcança um número muito maior de candidatos, seja pelo custo do deslocamento, por eles serem de outra cidade ou até mesmo por economizar tempo”, explica Helmeister.

SAIBA MAIS

Entrevista online, SMS e integração digital: como as empresas estão contratando durante o isolamento

Para obter sucesso nas etapas, seja do ponto de vista das empresas ou dos próprios entrevistados, é preciso criar um ambiente propício e agradável para que o bate-papo aconteça. A consultora da Spring Professional dá quatro dicas para se preparar para um processo seletivo online eficaz:

Para empresas

1. Tenha sempre o candidato como foco

É importante que o candidato conheça o local onde pode estar prestes a trabalhar. Invista em inbound marketing: crie vídeos com depoimentos dos funcionários sobre o dia a dia da empresa, além explicações sobre os valores e cultura organizacional. Elabore um material interessante para quem estiver se candidatando à vaga. Pense na criação de conteúdos relacionados à carreira.

Caso não conte com muitos recursos, foque no marketing direto, criando uma experiência personalizada ao candidato. Mantenha-o informado sobre o processo e envie informações sobre a empresa por e-mail. O WhatsApp é outro canal a ser aproveitado, pois ajuda a sanar dúvidas de forma rápida e atua como uma ferramenta de aproximação. Sempre que possível, ligue para seu candidato para alinhar com ele todas as etapas do processo e sempre dê feedbacks.

2. Crie um espaço de aproximação entre gestor e entrevistado

Conversas através de videochamadas tendem, naturalmente, a parecer mais distantes. Considere a criação de eventos pontuais – virtuais, obviamente –, como os famosos happy hours e cafés com o gestor para criar uma relação de proximidade que vá além da entrevista.

Procure também eleger um funcionário para acompanhar os candidatos ao longo do processo seletivo, atuando como uma espécie de embaixador que tire todas as dúvidas que surgirem ao longo do caminho e que informe sobre os gestores e o dia a dia da empresa.

Para candidatos

3. Atente-se a questões de conexão e tecnologia

Certifique-se de que a plataforma pela qual o bate-papo irá acontecer está funcionando. Se o departamento de Recursos Humanos enviar um link, cheque com antecedência se ele funciona. Se a entrevista for realizada via Skype, por exemplo, garanta que o aplicativo esteja baixado e de preferência já logado na sua conta com o contato do recrutador adicionado. Aplicativos como o WhatsApp permitem que várias pessoas participem da chamada de vídeo, mas apenas em versões recentes. Por isso, cheque sempre a atualização dos aplicativos.

Faça com que a experiência online seja a melhor possível, tanto para você quanto para o recrutador. Garanta que a conexão de internet esteja estável e seu dispositivo – seja tablet, celular ou computador – esteja com bateria. Mantenha o celular sempre ao lado, para rotear a internet, se necessário, ou para terminar a entrevista por telefone caso algo dê errado.

4. Escolha o ambiente ideal

Procure um local iluminado para que sua imagem no vídeo fique mais clara e nítida. Certifique-se de que o ambiente esteja organizado no campo de visão do recrutador – que deve ser bem enquadrado, nem muito próximo e nem muito distante do seu rosto. Já esteja a postos quando o entrevistador acioná-lo e não participe do processo deitado. Prepare-se e tenha postura.

Concentração é indispensável. Deixe de lado qualquer coisa que possa causar algum tipo de distração. Por estar em casa, peça que familiares e amigos não façam barulho e não te atrapalhem no momento da entrevista. Faça o possível para não ser interrompido.

Se estiver dentro de suas possibilidades, procure ficar longe de outras pessoas. Os candidatos tendem a ficar mais nervosos quando alguém está ouvindo a conversa, principalmente se a entrevista for em outra língua.