logo paraiba total
logo paraiba total

Rede Intercontinental de Turismo Rural é criada na Ruraltur Digital 2020

4 de setembro de 2020

A Ruraltur é um marco para o segmento e reúne forças mundiais em prol do desenvolvimento do turismo rural. Fomentar o setor, dar visibilidade e reconhecimento no cenário mundial é o objetivo da Rede Intercontinental de Turismo Rural, formada durante a II Conferência Intercontinental de Turismo Rural (Cinturr), que acontece até esta sexta-feira (4) na programação da 16ª Ruraltur. 

De acordo com a presidente do Instituto Brasil Rural, Andréia Roque, é importante que o segmento tenha uma voz mais ativa e a rede cria essa comunicação. “Por ser intercontinental, é possível alcançar vários povos e continentes, fazendo com que conversem em prol de um segmento que tem dois universos, o rural e do turismo. Estamos falando da união de dois conjuntos com muitas vozes, associações e grupos”, comenta Andréia.

Assim como a Ruraltur, a Cinturr este ano celebra o tema da Organização Mundial do Turismo (OMT), o “Turismo e Desenvolvimento Rural”. “Devido a pandemia, está tudo parado, pouco comemorado. Por isso, viemos para reunir forças do mundo inteiro para celebrar o tema e valorizar o turismo e desenvolvimento rural”, afirma. 

III Encontro de Mulheres do Turismo Rural – De acordo com Andréia Roque, a voz do turismo rural já é feminina e o terceiro encontro vem para validar o segmento dentro das novas estratégias de inovação. “O primeiro aconteceu em uma universidade de turismo, o segundo em uma universidade de agricultura, na Universidade de São Paulo – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, dentro do ambiente agro. O terceiro é digital e acontece dentro da programação da Ruraltur. As mulheres construíram o turismo rural no Brasil, foram idealizadoras e é neste sentido que o evento primeiro valoriza o papel feminino. Agora, mais do que nunca, o objetivo é fazer com que seja rural digital”, conta. 

O último dia de programação da 16ª Ruraltur acontece nesta sexta-feira (4) com o Encontro de Estudantes de Turismo – ABBTUR/CE, palestras e visitas técnicas, entre elas, o Voo Livre pelo Sertão de Quixadá, aterrissando na Fazenda Hotel Pedra dos Ventos/Ceará.

Como participar – Por ser um evento online e gratuito, os participantes podem ter acesso a programação com apenas alguns clicks por meio do smartphone ou computador no site www.ruralturdigital.com.br.

Parceiros – Para a realização, o evento conta com diversos parceiros, como o Instituto Brasil Rural, Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo do Ceará, além do Sebrae Paraíba, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Santa Catarina e Espírito Santo, o que beneficiará mais de 400 micro e pequenas empresas do Brasil.