logo paraiba total
logo paraiba total

Jorge Paulo Lemann explica a mudança de foco em sua carreira que resultou no seu sucesso

7 de setembro de 2020

Do foco em ganhar dinheiro para o de constuir algo grande. Para Lemann, essa foi a mudança que impulsionou sua carreira e o tornou conhecido como um alguém de sucesso.

“Aos 31 anos eu tinha passado 10 anos no mercado financeiro sem ter feito grande progresso”, relembrou durante o 7º Fórum de Liberdade e Democracia, do Instituto de Formação de Líderes de São Paulo.

“Aí, naquela época, comprei a corretora Garantia e eu e meus sócios operávamos como traders. Mas o objetivo no início era apenas ganhar dinheiro, era um pensamento de curto prazo”, completou — relembrando a aquisição feita em 1971.

A grande virada de sua carreira, segundo ele, veio cerca de dez anos depois, quando deixou de focar em ganhar dinheiro no curto prazo e decidiu que queria construir uma grande empresa, que fosse duradoura. Para realizar o sonho, comprou as Lojas Americanas, em 1982. “As pessoas do mercado acharam aquilo estranho, porque dava pra ganhar muito dinheiro fácil no mercado”, disse.

Não muito tempo depois, em 1989, Lemann comprou a cervejaria Brahma — dando início ao que é hoje a AB Inbev. “Dificilmente teríamos o mesmo sucesso se tivéssemos ficado no mercado financeiro, especialmente atuando como trader. Foi importante para nós passar a pensar no longo prazo.”

Questionado sobre como conseguia “sonhar grande” com suas empresas sem desviar o foco das operações do dia a dia, Lemann explica que teve sorte de encontrar sócios (Marcel Telles e Beto Sicupira) que cuidavam do operacional e, com isso, o deixavam livre para pensar no longo prazo.