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39% dos consumidores brasileiros se preparam para as compras na próxima Black Friday

10 de setembro de 2020

A Connect Shopper realizou pesquisa inédita sobre as expectativas de consumo para a próxima Black Friday. A pesquisa Black Friday Connect – sondagem declaratória com 1.720 consumidores realizada pela internet – apontou que 39% dos consumidores têm intenção de realizar compras na próxima Black Friday. Mas, ainda existe uma parcela significativa dos shoppers indecisa: 35% não sabem se irão ou não fazer compras na próxima Black Friday.

Além disso, 26% dos consumidores afirmaram que “não vão comprar nada”. Destes, a principal razão da não compra (72%), é o fato de não acreditarem nas promoções e ofertas, e inclusive houve citações de propaganda enganosa (a chamada “black fraude”). “A pesquisa deixa claro que há um grande desafio para a indústria, com suas marcas, e os varejistas desenvolverem ações para resgatar a confiança dos consumidores e assim conseguirem vender ainda mais na Black Friday”, afirma Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper e uma das maiores especialistas em Shopper e Varejo do país.

Consumidor cauteloso

Apesar de boa parte dos consumidores afirmarem intenção de comprar no período da Black Friday, eles se manifestaram cautelosos ao ir às compras, sobretudo pela insegurança sobre os próximos meses. A pesquisa Black Friday Connect apontou que 78% dos consumidores estão inseguros e ansiosos em relação à sua situação econômica. Citam, principalmente, o endividamento e o receio da perda de emprego. Mas, por outro lado, houve manifestação na pesquisa de atitudes de consumo consciente. Dos shoppers que se mostraram propensos a comprar, a maioria (80%) disseram que irão priorizar marcas que deram uma contribuição verdadeira à sociedade, em relação a pandemia, e, também, que irão dar preferência de comprar às marcas nacionais, para apoiar a reativação econômica do País.

Entre os itens mais desejados de serem consumidos durante a próxima Black Friday estão, em primeiro lugar, as Roupas e os smartphones, empatados em desejo de compra.

Em segundo lugar, ficaram os itens eletrônicos.

Em terceiro lugar, os calçados; e, em quarto lugar, como mais citados: eletrodomésticos e produtos de beleza (perfumaria e maquiagem). “O varejo brasileiro tem grande expectativa de vendas na próxima Black Friday. Por isso, resolvemos fazer essa sondagem de consumo e o resultado surpreendeu positivamente, pois cerca de 40% dos entrevistados declararam que já têm planos de comprar algum produto. Esse percentual incentiva o varejo a investir mais para ampliar a confiança dos seus clientes e aumentar as vendas”, afirma Fátima Merlin.