logo paraiba total
logo paraiba total

Colaboradores saudáveis e motivados geram mais resultados para a empresa

14 de setembro de 2020

Cerca de 6,5 mil mortes são registradas no mundo, todos os dias, em decorrência de doenças do trabalho e outras mil ocorrem por acidentes ocupacionais. Os dados são de um relatório de 2019 da Organização Internacional do Trabalho (“Safety and Health at The Heart of The Future of Work”) e mostram a importância de se investir em programas de saúde ocupacional para tornar os colaboradores mais saudáveis e motivados e, assim, gerar mais produtividade para a empresa.

Os programas de saúde ocupacional garantem melhores condições de trabalho, reduzem riscos de acidentes e evitam problemas de saúde ligados à função ou ao ambiente. A implantação exige uma assessoria especializada. Por isso, é importante contratar serviços reconhecidos no mercado para evitar problemas – inclusive, legais.

Na Capital, a Unimed João Pessoa oferece o SOU (Serviço Ocupacional Unimed), que auxilia as empresas a se adequarem às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e a atenderem exigências do Ministério da Previdência e Assistência Social. A contratação pode ser realizada mesmo por empresas que não tenham contrato de plano de saúde com a Unimed JP. “A essência do serviço é prestar assistência às empresas contratadas e não só manter os funcionários legalmente assistidos por meio dos programas de saúde ocupacional”, explica o gestor médico do SOU, Laurence César.

Gerente de Recursos Humanos da Construtora Massai, Márcia Peixoto aponta os resultados positivos de investir em programas de saúde ocupacional. “A satisfação do colaborador retorna para a empresa e gera economia, pois o custo que as enfermidades ocupacionais podem causar é grande para a instituição e principalmente para o colaborador”, destaca. “Realizar o trabalho de forma saudável nos torna aptos a mostrar nossa potencialidade profissional, beneficiando o empregador em resultados e o funcionário em sua satisfação”.

Benefícios do programa – De acordo com Laurence César, ao contratar o SOU, as empresas contarão com o respaldo técnico para que fiquem de acordo com todas as exigências da lei que seu ramo de atividade e porte necessitam. O serviço realiza exames admissionais, periódicos, de mudança de função, de retorno ao trabalho e demissionais, além da homologação de atestados.

O SOU também faz o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho. Auxilia, ainda, na implantação de Comissões Internas de Prevenção a Acidentes (Cipa), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e na promoção da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat). 

O serviço fica na Avenida Bento da Gama, 396, na Torre. Os telefones para mais informações ou para contratar o SOU são 2106-0702 e 9-9106-8110.