Linguagem
Mercado de veículos

Opinião de proprietário-Porque comprar um Ford Ka?

Alguns dos motivos que ajudam a decidir pelo Ford Ka

Foto: Divulgação
Escolher um veículo para comprar não é fácil, principalmente quando se trata dos modelos de categoria popular que existem vários a disposição no mercado. Novo ou usado, você precisa, antes de qualquer coisa, analisar qual deles atende melhor as suas necessidades considerando a relação custo benefício. Quais equipamentos você prioriza num automóvel? Qual visual mais te agrada? Quanto você disponível para investir?

 As novas versões de carros populares estão cada dia vez mais atualizadas e modernas e as montadoras tem investido cada vez mais em tecnologia e inovação na hora de equipar e evoluir seus padrões. Hoje em dia é possível encontrar facilidades e opcionais antes só vistas em categorias superiores em carros populares por um preço acessível.

Modelos cada vez mais confortáveis, dinâmicos, elegantes, com performances diferenciadas e designs inovadores que encantam os amantes de quatro rodas. Mesmo na versão carros populares, as montadoras tem prezado pela qualidade, garantia, segurança e alguns diferenciais que tornam os modelos mais exclusivos e vão ao encontro de clientes mais exigentes e informados. Nesse padrão, o Ford Ka surpreende pelas vantagens e pelo custo benefício de sua aquisição. Vamos falar um pouco disso.

Mecânica do veículo

O Ford Ka apresenta um bom sistema de ar condicionado, dinâmico e eficiente e que exerce tanta sobrecarga sobre o motor, aliado a uma direção elétrica leve de manusear em baixa velocidade, e que se adequa com a variação de velocidade adaptando-se a aceleração, mantendo sempre a direção e a velocidade em equilíbrio. A boa experiência vivenciada com o veículo tornando prazerosa a prática da direção também é reflexo da suspensão firme e confortável condizente com a proposta de um modelo popular. Diferencial comum as versões de Ford Ka, a comodidade é assegurada sem prejuízo da capacidade dinâmica.

Desempenho

Quando se considera o desempenho do Ford ka, pode-se perceber o quanto os fabricantes prezaram pela economia, elasticidade e velocidade para um modelo da categoria. Além de permitir que o ar condicionado funcione em bom estado, o motor também permite uma boa rodagem mesmo para aqueles que utilizam o carro com frequência para viagens. Mesmo com algumas deficiências aparentes ao modelo SE/2014, por exemplo, com uma vibração considerável em ponto morto e nem tanto em velocidade normal e uma queda consideravelmente abrupta de giro quando se desenvolve a troca de marcha, o desempenho é elogiável se comparado ao esperado par um veículo desse porte.

A experiência de dirigir se torna agradável com um volante diferenciado que conta com baixo peso e do bom (e elástico) motor 1.0 de três cilindros, que permite ao motorista fazer acelerações agradáveis atingindo uma velocidade máxima considerável.

Consumo

O Ford Ka apresenta um consumo satisfatório por ser econômico em seu gasto de combustível aliado a um desempenho de qualidade conforme relatado anteriormente. Se comparado aos outros modelos da categoria, o Ford Ka consegue atender as expectativas de grande parte das pessoas.

Equipamentos

O padrão doa modelos Ford Ka seguem a mesma a composição na maiorias da suas versões com ar-condicionado, direção elétrica, airbags frontais, ABS com EBD, Isofix que permite fixar as cadeirinhas infantis, computador de bordo, plásticos internos de boa qualidade, travas e vidros dianteiros elétricos, banco do motorista com sistema de suspensão ajustável e  banco traseiro com um espaço razoável para descanso das pernas e bipartido, mas com um porta malas de pouca capacidade que não suporta mais de 220 litros.  Na parte externa, as maçanetas são pintadas na mesma cor da carroceria, com um suporte para celulares no alto do painel.

O acabamento do visual do Ford Ka segue a mesma dinâmica de todos os modelos e aqui cabe uma crítica também aplicável ao tamanho dos veículos que acabam deixando a desejar no espaço interno: falta a Ford investir em modelos mais dinâmicos que saibam otimizar as boas funções e aplicabilidades do veículo ao espaço interno mais proveitoso e satisfatório.

Parte interna

Ainda na parte interna,  o design do volante ganha pontos pela suspensão ajustável que agrega valor a rodagem em superfícies com imperfeições e pelo acerto da direção elétrica, que permite que o motorista tenha respostas rápidas no trânsito com manobras precisas e um campo de visão mais ampliado também devido aos espelhos largos nas laterais. Algumas versões também inovam pelos sensores de obstáculos traseiros, mitos úteis e práticos em manobras de estacionamento e um sistema de conectividade potente e atualizado as novas exigências.

Estas são algumas das condições que justificam a escolha do Ford Ka ao aliar num modelo mais acessível um bom desempenho, economia no consumo, design moderno, conforto e tecnologia. Alguns dos fatores que fazem do Ford Ka um dos preferidos dos consumidores fazendo concorrência com os mais vendidos da categoria de carros populares.

Quer acompanhar nas novidades do mercado automobilístico e ficar bem informado? Então siga as nossas redes sociais. 




da Redação
da Redação