logo paraiba total
logo paraiba total

Aplicativo nordestino Colher de Chá ganha espaço dentro das cozinhas brasileiras

16 de setembro de 2020

Um passo de cada vez em busca simultânea por inovação, economia e afeto. Foi com esse amplo pensamento que a criatividade das irmãs Cecília Monteiro Leão e Marina Monteiro Leal se moldou para fundar o aplicativo gratuito “Colher de Chá”. Há mais de um ano, o projeto pernambucano ganha espaço nas plataformas digitais com uma espécie de guia econômico na gastronomia dentro de casa, reforçando a campanha mundial contra o desperdício de  alimentos. Além disso, a ferramenta disponibiliza listas de compras no supermercado com a quantidade necessária para cada família e receitas práticas com tamanha variedade culinária para todos os gostos. Dessa forma, o aplicativo pode gerar uma economia de até 35% no valor das compras no supermercado. 

O projeto de núcleo familiar ganhou força numa startup em um dos principais parques tecnológicos do Brasil, o Porto Digital, localizado no Recife Antigo. No início do ano, a plataforma pernambucana ganhou mais um reforço com a vaga entre as 137 startups selecionadas na Inovativa Brasil, o maior programa de aceleração de startups da América Latina. A novidade da vez foi o destaque na premiação da Inovativa Brasil na categoria Varejo, Comércio Físico e Bens de Consumo, realizado pelo Ministério da Economia e Sebrae, com objetivo fomentar o crescimento do empreendedorismo inovador brasileiro. Dentro do programa, o aplicativo pernambucano foi um dos poucos representantes do Nordeste na premiação da Inovativa Brasil. 

Uma das fundadoras do aplicativo, Marina, conta sobre o objetivo da plataforma. “O Colher de Chá é uma solução a partir das vivências da minha irmã na correria do cotidiano. É uma solução de gestão da rotina alimentar. A gente propõe que você planeje o que vai comer e adapte com número de familiares. E no final também oferecemos a lista de compras exatas. Nem a mais, nem a mesmo”, enfatizou. 

“Queremos estar entre o consumidor e a compra on-line. Intermediar nossa lista de compras. Facilitar a vida das pessoas e entregar aos mercados uma compra certa”, afirmou a também fundadora Cecília.

O futuro do Colher com Chá segue referenciando o objetivo pioneiro da plataforma, e agora, busca ganhar novos horizontes dentro das cozinhas brasileiras. É assim que Marina Monteiro visualiza a expansão do projeto. “Aproveitar esse momento para colher frutos. Ganhamos visibilidade e impulsionamento. Agora queremos parcerias, crescer nossa comunidade, implementar essa melhoria na lista de compra. Queremos estar dentro da casa dos usuários, nos solidificar como um assistente na cozinha. E virar um hábito nas vidas das pessoas”.

Colher de Chá está disponível para IOS (App Store) e Android (Play Store). Além de sua versão gratuita, a plataforma disponibiliza uma assinatura paga para quem quiser um cardápio personalizado. Atualmente, o aplicativo conta uma média de 600 usuários por dia e 3.440 semanalmente, além de mais de 20.000 downloads. Números que crescem cada vez com o passar dos dias.