logo paraiba total
logo paraiba total

O que a Unimed JP está fazendo para melhorar a experiência das crianças

17 de setembro de 2020

Criança sempre vai ser criança, independentemente do local onde esteja. Então, mesmo em um hospital, as brincadeiras e o universo lúdico devem estar presentes. E isso não é apenas uma forma de divertir os pequenos, mas um modo de envolvê-los no seu tratamento, proporcionando conforto, segurança e bem-estar.

Para um adulto ficar doente e internado em um hospital é difícil, assim como para as crianças, que são afastadas da família e das atividades diárias. Por isso, o Hospital Pediátrico da Unimed JP  conta com um atendimento ainda mais especial. A atenção, o cuidado e o carinho fazem a diferença nesta unidade hospitalar. 

“Quando disseram que eu ia ficar no hospital, fiquei triste. Mas depois das brincadeiras foi muito melhor ficar aqui. Eu ainda ganhei um diploma por ter sido um bom paciente”, disse Giovanny, sorrindo ao mostrar o diploma entregue pela equipe do hospital.

Para Edivânia de Souza, mãe do paciente, o seu filho estava nervoso quando chegou ao hospital para tratar uma dengue. “Ele nunca tinha sido internado. Foi complicado no começo, mas depois que ele teve acesso à brinquedoteca, com as atividades de pintura e todo o trabalho lúdico, foi muito mais tranquilo para nós dois”, disse.

Atividades lúdicas – Para o sucesso do tratamento das crianças, a unidade oferece realidade 3D, livros, contação de história, música, brinquedos tradicionais e até bonecos feitos de luvas descartáveis. “O importante é que a criança se sinta segura e confiante. Sentindo-se bem, o seu tratamento pode ser até mais rápido”, afirmou a pediatra Alexandrina Lopes, diretora clínica e técnica do Hospital.

Uma dessas iniciativas é a realidade virtual, que ajuda na missão de medicar os pacientes resistentes ou na hora de administrar o soro. Outra técnica é o Brinquedo Terapêutico, que ajuda na hora de estimular a criança a cooperar com o tratamento. São luvas que inflam para virar um boneco ou o estetoscópio entregue à criança, que se torna médico por algum tempo. 

Em um ambiente temático, a brinquedoteca também é uma importante aliada para o tratamento e para o bem-estar do público infantil. Além do espaço fixo, há ainda a versão volante, que empresta brinquedos, faz contação de história e estimula a pintura.

O Hospital Pediátrico da Unimed JP é a unidade de referência para atendimentos pediátricos e conta com Centro Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo, Centro de Diagnóstico e Urgência e Emergência. Todos os setores têm profissionais especializados no atendimento à criança.