logo paraiba total
logo paraiba total

Confira como os pequenos negócios se adaptaram à pandemia

17 de setembro de 2020

A pandemia do novo coronavírus levou os pequenos negócios a fazer muitas mudanças e se adaptar às novas necessidades dos clientes. Para saber como os empresários estão lidando com esse período, o Sebrae realizou a pesquisa qualitativa Pequenos Negócios e o Enfrentamento da Crise do Coronavírus, que reuniu dados coletados entre abril e julho, com 322 donos de pequenos negócios, em 17 estados e Distrito Federal.

O que os consumidores querem

A pesquisa mostra que, segundo os empresários, os clientes estão mais atentos aos aspectos sanitários que envolvem limpeza e higiene, independentemente do setor de atuação. Os consumidores também mostraram mais interesse em compras por meio dos canais digitais e do sistema de delivery, especialmente no setor de alimentação.

Já no turismo, os empreendedores acreditam que a tendência é que as viagens ocorram em grupos menores ou somente com a família, para destinos mais próximos de casa. Outra questão é a diminuição do poder aquisitivo dos clientes, que poderá acarretar em mudanças no perfil das viagens.

O setor de moda pretende continuar com investimento forte em vendas online, mesmo com a reabertura, já que clientes e fornecedores estarão mais receptivos ao meio digital.

Mudanças de gestão

Os empresários também revelaram estar mais atentos à gestão — e demonstraram interesse em implementar controles financeiros mais rígidos no longo prazo. No setor de turismo, empresários citaram que o controle financeiro se tornou uma prática comum no intuito de assegurar a sobrevivência dos seus negócios. 

Já na moda, pequenas empresas foram unânimes em afirmar que a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus trouxe a necessidade de aplicar controles financeiros mais rígidos — que seria fundamental para o ganho de gestão e produtividade de suas empresas.

Os empresários também irão prestar mais atenção na redução ou adequação das equipes, incluindo o home office ou o trabalho em rodízio, assim como menor número de viagens e deslocamentos. 

O controle financeiro também inclui uma maior racionalização da produção e da compra, com aproveitamento de estoque e materiais que antes seriam descartados – uma forma de também trazer sustentabilidade para o negócio. 

Medidas do governo

O levantamento aponta que as medidas do governo foram insuficientes para ajudar os empresários durante esse período. Como medida positiva está o Pronampe, que proporcionou um atendimento remoto, menos burocracia e taxa de juros atrativa até para novos investimentos.

Ainda assim, isso não foi o suficiente, já que empresários ainda relataram um processo lento, com excesso de burocracia e altas taxas de juros. Além disso, muitos ainda aguardam retorno do banco após um ou dois meses de solicitação do recurso — sendo que a maioria dos empresários não conseguiu aprovação.