logo paraiba total
logo paraiba total

Conheça 9 frases para usar em videochamadas que farão as pessoas gostarem ainda mais de você

18 de setembro de 2020

O home office e as videoconferências chegaram para ficar, mas criar proximidade e conexões reais com colegas ou participantes de uma reunião por Zoom ou Google Meets ainda é complexo.

Um artigo publicado na Inc. sugere nove frases que você pode dizer para agradar outras pessoas durante as videochamadas. Confira:

1. “Você pode não saber disso, mas [fato positivo sobre o ouvinte].”

Você está elogiando um colega ao mesmo tempo em que sugere que ele é humilde o suficiente para não perceber – ou pelo menos não se gabar – sobre seus pontos fortes. Todos gostamos de saber que outras pessoas pensam que temos atributos positivos.

2. “Fiz o que você sugeriu. Obrigado”

Pessoas gostam de dar conselhos e ser ouvidas. Isso dá a sensação gratificante de que contribuíram positivamente. Usando essa colocação, você dá ao ouvinte esse sentimento.

E nem sempre o bom conselho é direto. Às vezes você pode identificar uma sugestão implícita, mesmo que seu emissor não tenha falado diretamente.

3. “Você estava certo.”

Não é exagero afirmar que todos gostam de ouvir isso.

4. “Não.”

Dizer “não” – educadamente, porém com firmeza – mostra às pessoas que você está confiante, que conhece suas limitações e não quer se prometer demais e decepcioná-la no final. Além disso, se você está dizendo “não”, provavelmente está evitando ser forçado além de seus limites, então provavelmente ficará mais relaxado e será uma pessoa mais agradável. Isso não significa, é claro, que você deve dizer não para tudo.

5. “Discordo e me comprometo.”

Essa frase permite que as pessas se unam à sua sugestão sem a necessidade de um consenso, o que gera sentimentos positivos mesmo entre pessoas discordantes. A expressão é um dos artifícios usados por Jeff Bezos para evitar conflitos entre equipes.

6. “Parabéns.”

Não apenas parabenize, mas procure oportunidades de fazer isso. Se você souber de coisas positivas sobre as pessoas à sua volta – como marcos e realizações –, lembre-se de parabenizá-las. O ato terá ainda mais valor se você o praticar na frente de outras pessoas, ainda que seja por vídeo.

7. “Gostaria de apresentá-lo a …”

No atual cenário, há menos chances de fazer conexões reais entre as pessoas. Portanto, pense no futuro. Diga às pessoas com quem você deseja se conectar – e faça isso.

8. “Eis o que eu acho.”

Avalie esta opção com cuidado. Você deve compartilhar suas boas opiniões na maioria das vezes. Apenas certifique-se de que realmente vale a pena. O ideal é ser o mais breve possível nas videochamadas – mas dar uma opinião demonstra que você está prestando atenção e que tem algo interessante a acrescentar.

9. “Quem bom te ver!”

Existem três tipos de pessoas que encontramos em chamadas de vídeo: aquelas com quem falamos o tempo todo, aquelas com quem falamos apenas ocasionalmente e aquelas que não conhecíamos até então. Essa frase se aplica às duas primeiras categorias.

Em suma, ela mostra à pessoa que você está feliz simplesmente por estar em sua presença (virtual). É positivo e não custa nada dizer.