logo paraiba total
logo paraiba total

Mulher dá à luz a quadrigêmeos no hospital da Unimed João Pessoa

18 de setembro de 2020

Foram 30 semanas de espera. Deste período, 30 dias foram no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que se transformou em um novo lar. Na noite da última terça-feira (15), a espera acabou. O sonho de Shimeny Lima e Manoel Dantas se tornou realidade, multiplicado por quatro: nasceram Ester, Leonardo, Davi e Beatriz.

Shimeny, que é enfermeira, contou que sempre sonhou em ser mãe. “Para engravidar do meu primeiro filho, eu tive que fazer a indução de ovulação. Desta segunda vez, também foi assim. Esperava, inclusive, que fossem dois, mas quatro crianças de uma só vez foi uma surpresa”, disse. Ela conta que passou por algumas dificuldades na gestão e precisou ser interna. “Quando estava com 25 semanas, comecei a ter contrações. Era Ester, apressadinha, querendo nascer. Foi então que a minha médica decidiu que eu teria que ficar internada até o final da gestação, assim seria mais seguro para mim e para as crianças”, contou.

Segundo ela, a segurança transmitida pela equipe do Hospital Alberto Urquiza Wanderley fez toda a diferença. “Minha médica recomendou fortemente que eu viesse para o hospital da Unimed João Pessoa. Eu, então, me certifiquei de que os protocolos e fluxos estavam sendo feitos para evitar contaminação. Como enfermeira, posso comprovar esse cuidado”, disse.

Equipe preparada – Para o parto, foram mobilizados pelo menos 12 profissionais, sendo duas obstetras e quatro pediatras. Karina Azevedo, obstetra de paciente, afirmou que a mãe está muito bem. “Foi um desafio, mas também gratificante participar desse momento com a família. Conseguimos sanar todas as intercorrências de uma gestação como a dela. Chegar às 30 semanas foi muito importante e só conseguimos isso pelo auxílio multidisciplinar que ela teve em um hospital como o da Unimed João Pessoa”, declarou.

A mãe deve ter alta hospitalar nesta sexta-feira (18), mas os bebês ainda precisarão passar algum tempo internados. Para a idade gestacional e por serem quadrigêmeos, o estado de saúde deles é considerado favorável.

Referência em procedimentos de alta complexidade – O Hospital Alberto Urquiza Wanderley tem dois certificados de qualidade – a Acreditação Internacional Qmentum e a Acreditação com Excelência (o mais alto nível nacional – que atestam a segurança oferecida aos pacientes. “Nós seguimos todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde para sermos um local seguro, mesmo diante de uma pandemia. Além disso, contamos com uma equipe médica e multidisciplinar capacitada”, comentou o ginecologista e coordenador médico da Maternidade do hospital, Marcelo Tissiani.

Este não é o primeiro caso de gestação com mais de três crianças que o Alberto Urquiza recebe. Em 2003, nasceram quíntuplos, um caso raro na medicina em todo o mundo.