logo paraiba total
logo paraiba total

ONG paraibana promove oficinas educativas no sertão do Estado

18 de setembro de 2020

Atuante em todo o estado da Paraíba, a Milagre Sertão é uma ONG que busca melhorar a qualidade de vida dos sertanejos por meio de projetos sustentáveis e inovadores. Periodicamente, o Projeto realiza ações e campanhas para prestar assistência às famílias do sertão paraibano, por meio de doações, cuidados na saúde, e também ministrando oficinas educativas de diversos segmentos, com objetivo de movimentar a economia do sertão.

Maria José, artesã assistida pela ONG, conta que as oficinas têm um objetivo ainda maior do que apenas questões econômicas. “As oficinas educativas buscam não só movimentar a economia da região, mas também promover o empoderamento individual dos sertanejos. Os voluntários têm o cuidado na escolha dos cursos, dos locais onde serão ministrados e até a acessibilidade dos materiais para a implementação prática das oficinas”, conta a artesã.

As oficinas são realizadas em todas as ações da ONG e ministradas pelos próprios voluntários, que incluem em seu time profissionais da saúde, artesãs, agrônomos, engenheiros, entre profissionais de outras áreas. Além do ensino teórico e prático, os participantes das oficinas aprendem sobre como valorizar o produto com noções de custos e lucros, e recebem um kit chamado de “Monte o seu próprio negócio” com materiais de base. Já foram ministrados mais de 15 cursos diferentes nas oficinas, incluindo confecções de roupas, culinária, manicure, construção, cultivo e artesanato. Alguns dos produtos produzidos nas oficinas podem ser encontrados na própria Lojinha do Milagre no site http://lojinhadomilagre.iluria.com/. Por conta da pandemia, as ações ainda não possuem data para acontecer.