logo paraiba total
logo paraiba total

Evento traz histórias inspiradoras de estudantes no mundo do empreendedorismo

22 de setembro de 2020

Com histórias de estudantes que participaram do Programa Nacional de Educação Empreendedora na região do cariri paraibano e, hoje, são os protagonistas de suas próprias vidas e de seus negócios, o Sebrae Paraíba realiza, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, nesta terça (22) e quarta-feira (23) o Arena Virtual Empreendedora – Histórias que inspiram. Voltado tanto para educadores como para alunos, o evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site.

De acordo com a gerente da unidade de educação empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, os participantes também terão acesso a conteúdos e conceitos que irão mostrar e exemplificar como a Educação Empreendedora pode ser um caminho para que os jovens consigam ser protagonistas de suas próprias histórias. Segundo ela, o evento foi separado em dois dias, de acordo com o público-alvo, sendo no primeiro dia os professores e gestores de escolas e, no segundo dia, os alunos.

Um dos palestrantes voltados para os estudantes será o ator e youtuber paraibano Luís Augusto Brito (@luisaugustobrito), que hoje já conta com quase 300 mil seguidores em suas contas do Instagram e do Youtube, onde produz seus conteúdos utilizando, para isso, o humor. “Na palestra, vou contar um pouco sobre a área em que eu trabalho e como eu fiz o curso de educação empreendedora do Sebrae, que foi quando eu aprendi a empreender e que eu era meu próprio negócio, minha imagem era minha marca”, conta Luís Augusto Brito.

Já a empreendedora Zenalda Florêncio Sales, a Lalinha Sales, de 21 anos, que começou sua jornada no empreendedorismo aos 15 anos vendendo chocolates para ajudar no sustento da casa, hoje está vendo o crescimento do seu novo negócio, que tem junto a seu marido, uma gráfica de comunicação visual. “Era na garagem da casa dele, e eu comecei a ajudar, porque já tinha uma boa experiência, entendia o que o cliente precisava, o que facilita, e também tenho uma boa visão para o lúdico. A gráfica começou a crescer, eu injetei capital financeiro, nós compramos equipamentos e hoje estamos fazendo a mudança de MEI para LTDA, porque eu vou me tornar sócia com 35% da empresa”, conta.

Além de participar de cursos online do Sebrae, como o “Aprendendo a empreender”, que realizou logo nos primeiros anos de sua caminhada como empreendedora e a ensinou a dar passos maiores (e, assim, passou a revender suas trufas, por exemplo, para pessoas que ganhavam comissões em cima do valor, aumentando sua produção), Lalinha também participou do Despertar, metodologia do Sebrae implantada em escolas de ensino médio, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo entre jovens estudantes, transmitindo-lhes uma visão de mundo abrangente, para que possam identificar suas potencialidades e descobrir novas oportunidades.

Outros nomes – O evento também contará com palestras de grandes nomes da área, como Geraldo Rufino, o ex-catador de latinhas que hoje fatura mais de R$ 50 milhões ao ano, e Jayse Ferreira, o professor pernambucano que foi escolhido, em 2019, como um dos melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize.  Outros nomes que também farão parte da programação do evento são os do professor Pachecão, que já superou a marca de 70 mil aulas ministradas, e Alberto Marinho, um dos maiores especialistas em vendas e estratégias de vendas do Brasil.

Programa Nacional de Educação Empreendedora –  O Programa Nacional de Educação Empreendedora leva conteúdos e metodologias relacionados ao tema para os currículos dos diferentes níveis de educação, da básica à superior. O PNEE é implantado por meio de parcerias com as instituições de ensino e as secretarias de educação, para que as escolas recebam gratuitamente o material de aprendizagem. Os professores adquirem, então, capacitação em empreendedorismo e são responsáveis por disseminar a metodologia nas salas de aula.