logo paraiba total
logo paraiba total

Conheça ritual matinal que auxilia na construção de um bom dia

22 de setembro de 2020

Um dos segredos dos monges para alcançar um pleno domínio da mente é não deixar que o humor e as ações sofram influência externa. Essa afirmação é do mentor, produtor de mídia digital e ex-monge Jay Shetty, que atribui esse talento a um rigoroso treinamento mental. Hoje, Shetty ajuda líderes empresariais a alcançar esse mesmo poder.

De acordo com ele, profissionais e empreendedores que têm desempenho de alto nível geralmente são dominados por elementos que desafiam as métricas, como medos e ansiedades enraizados. Por essa razão, é importante se preparar internamente para poder enfrentar e liderar as inevitáveis adversidades que encontrará pelo caminho.

O fundador da empresa Leadership from the Core, Marcel Schwantes escreveu no site Inc. quatro dicas que ele tirou do livro Think Like a Monk (Pense como um monge, em tradução livre), escrito por Shetty. Confira:

1. Gratidão

Todas as manhãs, pense em algo que te expresse o sentimento de gratidão, seja uma pessoa, lugar ou qualquer outra coisa. Shetty diz que gosta de agradecer por três pessoas ou coisas antes mesmo de abrir os olhos. Alguns escrevem diários de gratidão, outros preferem bilhetes. Adote o seu método.

“A gratidão é a mãe de todas as qualidades positivas”, diz Shetty. De acordo com ele, quando praticamos a gratidão, cultivamos a autoconsciência, a objetividade, a autoestima, a bondade e a humildade – todas qualidades de liderança.

O especialista acrescenta que expressar gratidão logo pela manhã é como vestir um casaco que nos isola e nos protege da negatividade e do medo – nosso próprio e dos outros.

2. Insight

Dedique um tempo de suas manhãs para se informar sobre o mundo, seja lendo notícias, um livro ou ouvindo um podcast. De acordo com o ex-monge, começar o dia aprendendo não apenas expande nosso conhecimento, mas também estimula a mentalidade de ouvir e aprender.

3. Meditação

Fique sozinho durante 15 minutos fazendo respiração profunda e alguma forma de meditação. Se for muito tempo, comece com cinco minutos, mas seja consistente. Shetty explica que a meditação tem o poder de acalmar a mente e cultivar o foco – algo que os monges já sabem há muito tempo.

A prática também pode aumentar as ondas do cérebro associadas à atenção, aprendizado, memória, felicidade e ao momento conhecido como “a-há” – quando somos capazes de fazer conexões complexas para encontrar soluções.

Uma das rotinas que Shetty descreve no livro inclui sete minutos para cada um dos ciclos de inspiração e expiração, contando até quatro. Durante esse período, ele passa pela meditação de gratidão, depois de visualização e a definição de uma intenção para o dia. “Estabelecer a intenção de servir aos outros durante o dia gera um profundo senso de autoestima e satisfação”, afirma.

4. Exercício

Quando a mente e o corpo trabalham juntos, formam uma equipe poderosa. Enquanto era monge, Shetty começava todos os dias com ioga. Atualmente, ele costuma ir à academia.

“O estresse tem uma má reputação, mas o estresse físico do exercício nos mantém saudáveis e melhora o nosso humor ”, diz.

Segundo ele, o estresse físico ajuda a lidar de forma mais eficaz com o estresse emocional negativo. 

Dominar a própria mente não acontece da noite para o dia. É necessário dedicar e investir tempo todas as manhãs. Este, diz Shetty, é um dos investimentos mais inteligentes que podemos fazer para criar uma vida na qual aumentamos nossa riqueza exterior e interior.