logo paraiba total
logo paraiba total

Descubra como uma contratação ruim pode prejudicar sua empresa e como evitá-la

23 de setembro de 2020

Uma equipe saudável é fundamental para o bem-estar de uma empresa. Isso significa que uma má contratação pode destruir um ambiente de trabalho e trazer consequências ruins que vão muito além da perda financeira.

“Um funcionário que não se encaixa na cultura da empresa pode ter um efeito desestabilizador em toda a organização”, afirma Aytekin Tank, fundador da JotForm, empresa de formulários online, para o Entrepreneur. Para ele, essa contratação errada também tem consequências na moral e produtividade do resto da equipe.

Isso porque os trabalhadores competentes precisam trabalhar mais para cumprir metas e objetivos para compensar alguém que não faz a sua parte. Isso aumenta o risco de fazer os melhores membros de sua equipe irem embora — e você perderá também as habilidades e os conhecimentos deles.

Além disso, eles podem prejudicar a reputação de sua empresa externa e internamente, causando danos permanentes nos relacionamentos com os clientes.

Como evitar uma má contratação

Tank acredita ser preciso ter em mente que nenhum funcionário será perfeito, mas que existem maneiras de aumentar suas chances de ter uma equipe mais forte.

“Antes mesmo de publicar um anúncio, descubra exatamente quais habilidades você deseja que um novo contratado tenha”, diz ele. A descrição deve ter claramente os deveres do cargo e a experiência necessária para se destacar. Isso evita que pessoas não qualificadas se candidatem, além de atrair o perfil exato que você está procurando.

Ao longo do processo de entrevista, procure por coisas mais reais. Perguntar ao candidato como ele lidou com situações passadas fornece mais informações do que apresentar cenários hipotéticos, como perguntar o que ele faria em uma situação pela qual ele nunca passou. Explique os valores da entrevista e peça exemplos de como o comportamento anterior deles corresponde a isso.

Tank cita como exemplo a Zappos, uma empresa de varejo que tem duas maneiras de fazer contratações. A primeira explora as habilidades e experiências do candidato, mas também conduz outra rodada para determinar se ele conseguiria se adequar socialmente. Para conseguir o emprego, o candidato precisa ser aprovado nos dois requisitos.

O outro método é buscar referências em lugares inesperados. Quando um candidato precisa pegar um voo para fazer uma entrevista, os líderes da empresa perguntam ao piloto se o candidato foi simpático ou rude. Caso o candidato tenha sido mal educado, ele é eliminado independentemente de sua qualificação. 

O que fazer se você diante de uma contratação ruim

Segundo Tank, é preciso enfrentar a situação sem se culpar por ela. Em vez de esperar que a pessoa mude magicamente do dia para a noite, é melhor ter uma conversa direta com o funcionário, compartilhando suas preocupações e analisando como resolver a questão. Se a conversa não der certo, você deverá avaliar se vale a pena mantê-lo no cargo.