logo paraiba total
logo paraiba total

Veja 5 empresas de sucesso que provam que o trabalho remoto é eficaz

23 de setembro de 2020

O trabalho em home office se popularizou com a chegada da pandemia. Agora, muitas empresas já comunicaram que devem manter esse esquema – não só pela segurança relacionada à saúde, mas também porque o formato se provou positivo para os profissionais e o negócio.

Ao operar de forma remota, as empresas podem economizar recursos, buscar mais talentos e até parecer mais atrativos para muitos candidatos. Mas esse tipo de trabalho traz alguns desafios, como uma cultura organizacional menos coesa e obstáculos na comunicação.

Para líderes e gestores mais tradicionais e mais ansiosos, a ideia de trabalhar dessa maneira no futuro parece assustar. O portal Entrepreneur listou cinco empresas que funcionam de forma remota e obtiveram sucesso com o modelo. Confira e use de inspiração para aplicar em seu próprio negócio:

Automattic

Um dos nomes mais famosos no ramo de empresas totalmente remotas é a Automattic, que controla a WordPress, ferramenta popular de criação de blogs e sites. A plataforma é usada por 30% dos sites e viu na comunicação a resposta para o sucesso.

A maior parte das organizações que trabalha 100% em home office transforma reuniões presenciais em videochamadas e confia nos canais de e-mail e bate-papo instantâneo. A Automattic otimizou seus próprios sistemas de comunicação com diversos canais. Além disso, criou uma espécie de mídia social para os funcionários e faz com que eles se mantenham conectados por meio de atividades compartilhadas, como aulas de ioga, clube do livro, parques virtuais para cães e até uma noite de microfone aberto.

In Vision

A empresa é desenvolvedora do aplicativo de design e prototipagem de produtos que leva o mesmo nome e é usado por mais de 3 milhões de pessoas. A In Vision opera com uma equipe distribuída em 25 países pelo mundo, e o que a torna bem-sucedida – além dos altos salários e subsídios para equipamentos e viagens – é o forte investimento nos colaboradores. Ela oferece um bom plano de convênio médico, além de crédito em academias e uma plataforma para socialização.

Buffer

O negócio é voltado para a criação de ferramentas para o gerenciamento de mídias sociais e desde sua criação adota o trabalho remoto. Uma das razões pelas quais se deu bem no home office é a flexibilidade de trabalho. Os funcionários têm a opção de trabalhar onde preferirem, seja um café ou as próprias casas. Além disso, têm autonomia: podem escolher o horário que preferirem para realizar seus projetos.

Zapier

A Zapier é especialista na criação de software de automação, fazendo com que as empresas automatizem seus fluxos de trabalho e combinem de maneira simultânea a funcionalidade de diversos aplicativos. Nasceu há quase 10 anos e desde o começo funciona com funcionários trabalhando remotamente graças ao uso eficaz das ferramentas de comunicação.

A escolha de ferramentas que sua empresa contrata e a maneira como você as utiliza desempenha um papel importante no sucesso. A Zapier descobriu isso cedo e estabeleceu a melhor combinação possível de ferramentas para que sua equipe as utilize.

Mozilla

Conhecida pela criação do navegador Firefox, a Mozilla é uma companhia de desenvolvimento que conta com um conjunto impressionante de talentos e com o compromisso contínuo de criar bons produtos. Não funciona de forma completamente remota, mas mais da metade dos funcionários trabalhou assim por muito tempo.

Um dos principais pontos é a ênfase nos principais valores da marca, entre eles a transparência. Assim, é possível coordenar e unificar equipes, definindo políticas mais assertivas e incentivando os colaboradores a prosperar em uma cultura organizacional sólida.