logo paraiba total
logo paraiba total

Programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade é lançado em João Pessoa com foco em pequenas empresas

25 de setembro de 2020

Discutir quais os principais obstáculos enfrentados pelos empreendedores para que, assim, possam ser criadas políticas públicas que tornem o ambiente mais competitivo e sustentável. Nesta quinta-feira (24), foi lançado pelo governo federal, em João Pessoa, o programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, com a presença de representantes do Sebrae. O evento também será realizado em Campina Grande, nesta sexta-feira (25), às 16h, quando contará com a participação do diretor técnico do Sebrae nacional, Bruno Quick. 

O Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME), Carlos da Costa, destacou que o governo federal irá trabalhar, a partir de agora, em três frentes para auxiliar o desenvolvimento dos pequenos negócios: com a criação do sistema de Defesa do Empreendedor, que irá garantir a aplicação do que é previsto na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; com a criação do Sistema Nacional de Garantia a Crédito para as micro e pequenas empresas; e, por último, com a capacitação cada vez mais ostensiva desses empresários. 

“A Paraíba é o primeiro estado em que viemos lançar o programa nesse pós-pandemia e isso se dá pela importância que acreditamos ter o estado nessa retomada. Vamos ouvir, mobilizar e divulgar o que está sendo feito para que juntos possamos avançar na retomada da economia do país”, disse. Durante o evento, foi apresentado também o aplicativo Mobiliza Brasil, disponível nas lojas Apple Store e Google Play, e que permite reunir sugestões da população com o intuito de organizar os dados que servirão de subsídios para elaboração de políticas públicas.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraíba, Marconi Medeiros, um dos diferenciais do programa é deixar claro que são as micro e pequenas empresas as grandes geradoras de renda do país. “O foco tem que ser nesses empresários para que eles possam aumentar a oferta de empregos, aumentar a oferta de renda e possamos retomar o crescimento do país”, disse. 

Já o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou a necessidade da desburocratização dos processos para que as pequenas empresas possam, cada vez mais, gerar emprego e renda. “É um tema que passa pela responsabilidade de todos e que merece a atenção não só do governo federal, mas também das demais instituições”, destacou. 

O programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade tem como objetivo disseminar iniciativas e programas para a remoção de obstáculos à produtividade e à competitividade, engajando atores locais para a plena implementação de melhores práticas. A iniciativa é do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), em parceria com os governos estaduais e o Sebrae.