Linguagem
Turismo

Pesquisa aponta que destinos nacionais são a preferência dos brasileiros que pretendem viajar ainda em 2020

Maioria das reservas feitas no Zarpo são para viagens nos finais de semana e feriados

De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o setor passa por uma retomada gradual, depois de ter sido bastante impactado pela Covid-19, que exigiu o distanciamento social como principal medida de prevenção.

O Zarpo, agência de viagens online com mais de 7 milhões de clientes, já percebe essa retomada. Até a crise começar, o normal era a empresa vender reservas com 50 dias de antecedência. No auge da pandemia, entre abril e maio, o prazo variou entre 120 e 150 dias, sendo que, em agosto e setembro, retomou aos 50 dias.

Um levantamento feito pela plataforma aponta que 66,5% dos clientes pretendem viajar ainda este ano. Os destinos brasileiros mais procurados são Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Quanto às viagens internacionais, 44,1% não têm planos de viajar para fora do Brasil por enquanto, e 50,5% estão planejando a viagem apenas para 2021.

Entre os viajantes do Rio de Janeiro, por exemplo, 77% reservaram hotéis no próprio estado, com destaque para Mangaratiba, Angra dos Reis e Búzios, enquanto 16% optaram pelo Nordeste. Já a maioria dos paulistas (68%) escolheram destinos próximos, que permitem viajar de carro, enquanto 24% têm o Nordeste como destino, sendo a Bahia a opção preferida em ambos os casos.

Hotéis e resorts com infraestrutura completa para lazer e diversão lideram a preferência dos clientes Zarpo (83%). Na hora de escolher o destino, 80,6% estudam todas as opções dos lugares que desejam conhecer, 14,7% viajam aproveitando as promoções e 4,7% tomam a decisão em função de recomendações de amigos ou influenciadores.

Para aguçar ainda mais o desejo dos brasileiros em viajar, aproveitando os melhores hotéis e resorts do Brasil e do Mundo, quem sabe até para curtir as festas de Natal e Ano Novo,  o Zarpo vai realizar uma Pré-Black, tradicional esquenta da plataforma, no período de 14 a 20 de outubro. “Também estamos nos preparando para o mês de novembro. Queremos fazer a maior Black Friday da história da empresa, com duração maior e muitas novidades para os clientes", adianta Patrícia Komura, COO do Zarpo. 



Assessoria