logo paraiba total
logo paraiba total

Saiba quando uma cirurgia bariátrica é recomendada pelo especialista

28 de setembro de 2020

A cirurgia bariátrica não é uma alternativa de emagrecimento, mas uma aliada capaz de transformar a qualidade de vida das pessoas com obesidade grau 3. Para que seja realizada, é necessário que haja indicação para o procedimento após a avaliação criteriosa de um cirurgião experiente. De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados este ano, 55,7% dos brasileiros estão acima do peso e quase 20% estão obesos.

Para o cirurgião do aparelho digestivo Luis Antônio Cavalcante, médico cooperado da Unimed JP, o aumento constante do percentual de pessoas acima do peso faz com que a procura pelo procedimento de redução de estômago também cresça. “A realidade é que a cirurgia não é indicada para todas as pessoas. É um tratamento para a obesidade quando está em um grau muito avançado”, explicou. O médico realiza as cirurgias no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, e recebeu, este mês, o certificado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica Metabólica concedido aos profissionais que adotam padrões de qualidade na realização do procedimento.

Indicação médica – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cirurgia bariátrica é recomendada para pessoas com IMC acima de 35, que tenham complicações como apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, aumento de gorduras no sangue e problemas articulares. Além disso, o procedimento também é aconselhado para pacientes com IMC maior que 40 que não tenham obtido sucesso na perda de peso após dois anos de tratamento clínico, mesmo com o uso de medicação. “Mesmo que o paciente seja obeso, para ter a indicação da cirurgia, precisa-se seguir critérios que são analisados não só pelo cirurgião, mas pelo endocrinologista, psicólogo, nutricionista, educador físico e até psiquiatra em alguns casos”, ressaltou Luis Antônio. O acompanhamento de todos esses profissionais deve ser realizado antes e após a cirurgia.

O procedimento deve ser realizado por uma equipe especializada em um local com estrutura capaz de atender todas as demandas necessárias. “Além de todo o suporte de profissionais, é preciso que o hospital onde a cirurgia será realizada esteja preparado, desde uma porta mais larga, uma maca adequada até equipamentos de alta tecnologia, por exemplo”, disse o cirurgião.

Reconhecimento nacional – O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, foi reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica por seguir padrões de boas práticas para atendimento de pacientes com obesidade mórbida. A unidade recebeu o selo de Acreditação, que é um diferencial que dá segurança e confiança ao paciente na hora de escolher o hospital para realizar a cirurgia. “No Hospital da Unimed JP, temos tudo que necessitamos para um procedimento com segurança. São salas preparadas para o paciente bariátrico, equipamentos especiais para obesos e leitos de UTI, caso seja necessário”, destacou Luis Antônio Cavalcante.

Para o gestor de serviços hospitalares da Unimed João Pessoa, Cleiton Moradillo, ter esta certificação é consequência do trabalho desenvolvido no hospital. “Trabalhamos incansavelmente para dar o tratamento mais seguro e humanizado sempre. Somos referência em alta complexidade por disponibilizarmos aos nossos clientes os melhores equipamentos, estrutura e os profissionais mais capacitados”, afirmou o gestor.