logo paraiba total
logo paraiba total

Entenda a importância da psicoterapia na prevenção ao suicídio

29 de setembro de 2020

Segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, sendo a segunda causa de morte mais recorrente em jovens entre 15 e 29 anos. Desde 2014, a campanha “Setembro Amarelo” promove ações educativas em todo o Brasil como forma de prevenção ao suicídio. Com a missão de proporcionar a comunicação confidencial entre usuário e profissional, o aplicativo PSIU permite a contratação de profissionais de diversas áreas em alguns cliques.

Um desses serviços é o atendimento psicoterapêutico, que busca esclarecer e tratar questões pessoais tais como dificuldades emocionais, comportamentais e cognitivas. Para a psicóloga Joseane Santos, que atende por meio do PSIU, a psicoterapia é indispensável para evitar novas vítimas. “Uma pessoa com ideações suicidas, encontra-se em um nível profundo de dor, angustia e sofrimento. Ela necessita de acolhimento, compreensão, apoio e suporte profissional para encontrar formas de sair desse quadro”, explicou.

Segundo ela, é importante compreender que o suicida não quer tirar a própria vida, ele quer pôr um fim a dor e sofrimento que está sentindo. “A psicoterapia auxilia essas pessoas a lidarem e enfrentarem as situações ou problemas que as afligem, dando suporte e também as ferramentas necessárias que as possibilitem superar todas as questões que causam dor, sofrimento e sensação de impotência”, complementou a psicóloga, que identificou ainda alguns sinais de alerta.

Confira:

Isolamento/Solidão – Pessoas que aos poucos entram em um processo de distanciamento social, dos amigos e familiares optando pela solidão constantemente;

Desesperança – Falas como: “Eu sou um perdedor, um peso para os outros” e “Não consigo lidar com nada sozinho, não tenho jeito” podem indicar falta de esperança;

Autodesvalorização – Comportamentos que indiquem baixa autoestima ou falas como: “Os outros vão ser muito mais felizes sem mim” e “Não mereço mesmo ser feliz” são fortes indicadores e alertas;

Outros profissionais – O PSIU, sempre preocupado em oferecer soluções, conta com mais de 150 serviços e 1500 profissionais, se atentou para esses casos e facilita a contratação de serviços de psicólogos competentes, que passaram por uma curadoria especial. Além disso, o aplicativo conta com serviços de acupuntura, massagem e personal trainer que podem ajudar com a ansiedade e estresse, no processo de liberação dos hormônios endorfina, serotonina e melatonina responsáveis pelo prazer e felicidade. Em alguns casos, essas atividades também podem ajudar nos pensamentos, ideações suicidas e na autoestima do paciente.

Como acessar – Só baixar o aplicativo na App Store ou Play Store e realizar o cadastro, o usuário poderá escolher o serviço e terá a opção de agendar o dia e horário. Em caso de urgência, o profissional mais próximo ao local é automaticamente acionado. O contato é feito diretamente pelo chat e, em poucos cliques, é possível finalizar a contratação. Após a realização do trabalho, o pagamento só é confirmado depois da avaliação do cliente.

Há facilidades de pagamento em espécie por meio do Psiu Cash – créditos comprados antecipadamente – e no cartão de crédito, sendo possível parcelar em até 6x. O atendimento contratado e pago conta com uma garantia de até R$5.000 – uma iniciativa para garantir que todos os serviços realizados pelo Psiu sigam um padrão de qualidade.

O Psiu atua nas localidades da Grande João Pessoa.