logo paraiba total
logo paraiba total

Gestora de turismo do Sebrae Paraíba participa do Festival Nordestino de Economia Criativa

30 de setembro de 2020

Durante três dias, o Festival Nordestino de Economia Criativa está trazendo uma vasta programação online e gratuita com palestras, rodas de conversa, apresentação de casos de sucesso, oficinas de capacitação e apresentações culturais, com grupos e artistas da região. A programação conta ainda com uma Mostra de Negócios Criativos e homenagens especiais a dois grandes nordestinos, expoentes da cultura brasileira: o poeta Patativa do Assaré e o escritor Ariano Suassuna. Nesta terça-feira (29), a gestora de turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, participa do evento com o case de sucesso da festa junina de Santa Luzia, município localizado no sertão paraibano. 

De acordo com Regina Amorim, por ser conhecida como a cidade que ensinou o Brasil a dançar forró, no período junino Santa Luzia se transforma em um criativo arraial. “Um dos diferenciais da festa junina de Santa Luzia são os arraiais juninos de cada família, que são decorados para receber familiares e amigos”, afirmou a gestora. “É possível o turista usufruir de uma festa junina criativa, totalmente diferenciada, desfrutar da singularidade de cenários juninos e do forró pé de serra autêntico”, destacou. 

A ideia do Festival é propiciar uma experiência de aprendizado, troca de informações e aprofundamento do conhecimento sobre a importância da cultura local como fonte de criação e desenvolvimento dos setores e dos negócios ligados às atividades que integram a Economia Criativa. Para participar da programação, basta realizar a inscrição pelo site www.festivaleconomiacriativa.com.br.

Com o tema o Presente do Futuro, o Festival está envolvendo em sua organização, além do Sebrae/CE, todas as outras unidades do Sebrae na região Nordeste (Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e abrangendo todas as áreas integrantes da economia criativa: Sítios Culturais (sítio arqueológicos, biblioteca, exibição, museu); Expressão Cultural (artesanato, arte popular, festivais, celebrações); Artes Visuais ( Pintura, escultura, fotografia); Artes Performáticas (música, circo, dança, teatro, ópera); Publicações e Mídia Impressa (livros, jornais e outras publicações); Audiovisual ( filme, televisão e rádio); Design ( de interior, gráfico, joias, brinquedos); Serviços Criativos ( arquitetura, publicidade, pesquisa) e Novas Mídias ( software, vídeo game, conteúdos digitalizados).

Projeto Nordeste

A realização do Festival Nordestino é uma das ações integrantes do Projeto Regional Nordeste da Cadeia de Valor da Economia Criativa, desenvolvido pelas unidades estaduais do Sebrae dos nove estados nordestinos, em parceria com o Sebrae Nacional e Associação dos Sebraes Estaduais/Nordeste (Abase Nordeste). O projeto tem o objetivo de promover o fortalecimento dos negócios criativos da região Nordeste, contribuindo para a geração de emprego e renda no território.

Serviço

Festival Nordestino de Economia Criativa

Data: 28 a 30 de setembro de 2020

Inscrições e mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.festivaleconomiacriativa.com.br