logo paraiba total
logo paraiba total

Confira 10 dicas para controlar o estresse e a ansiedade

30 de setembro de 2020

A rotina do dia a dia pode se tornar estressante e deixar as pessoas ansiosas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais pessoas ansiosas do mundo. De acordo com a psicóloga Roberta Araújo Mota, uma das profissionais dos grupos de educação em saúde da Unimed João Pessoa, ter momentos para se cuidar é essencial para saúde da mente e do corpo. “Separar um momento para o autocuidado faz com que a pessoa se torne mais criativo e confiante, além de melhorar sua percepção em tomada de decisões e até nos seus relacionamentos. Além disso, reduzir os níveis de estresse faz com que o corpo melhore a imunidade, diminuindo assim os riscos de contrair doenças e inflamações”, conta Roberta.

A psicóloga explica que um nível leve de estresse faz bem. “Quando nos sentimos desafiados ou em perigo, as nossas respostas nos deixam mais aptos a tomar decisões rapidamente e encarar desafios e perigos na vida e no trabalho”, comenta. “O problema é quando nos submetemos a uma série de situações estressantes constantemente ou quando nossa resposta é exagerada, nos levando ao esgotamento físico e mental, e a problemas como depressão e transtornos de ansiedade”, alerta a especialista. Para ela, outra causa dos níveis elevados de estresse e ansiedade é o uso constante das redes sociais. “A vida agitada, desafios e pressões profissionais, o consumo exagerado de informações e as pressões das redes sociais podem despertar ou agravar a ansiedade e o estresse. Alguns sintomas são taquicardia, cansaço frequente, insônia, falta de ar e irritabilidade”, diz a psicóloga.

As atividades físicas são alternativas para controlar a ansiedade e o estresse. Buscando proporcionar ainda mais bem-estar e qualidade de vida dos clientes, a Unimed João Pessoa oferece programas de promoção à saúde, que contam com a ajuda de uma equipe multiprofissional para cuidar do corpo e da mente. “É muito importante reconhecer os sintomas relacionados ao estresse e a ansiedade e identificar os fatores desencadeantes. Nos nossos grupos, conseguimos orientar maneiras de enfrentar tudo isso por meio da atividade física, da alimentação saudável e do suporte psicológico”, explicou o médico Heraldo Rocha, gestor de Serviços de Atenção Integral à Saúde e Ambulatoriais da Unimed João Pessoa.

Como participar – Basta acessar a seção Viver Melhor no Portal da Unimed JP e clicar no Grupo de Educação em Saúde Conexão com Você, para conferir todas as informações.

Confira as dicas:

• Realize alongamentos diariamente;
• Pratique exercício físico de forma regular;
• Insira exercícios de respiração no seu dia a dia;
• Inicie exercícios físicos em grupos de forma virtual (os treinos em grupo são eficientes para o contato interpessoal, aumentam o estímulo à prática);
• Reeduque os hábitos alimentares;
• Dê um tempo. Faça uma pausa mental e emocional;
• Pense positivamente;
• Peça ajuda. O estresse contínuo bloqueia nossa capacidade de ver as coisas como elas realmente são e encontrar as soluções possíveis para os problemas, por isso é recomendável pedir a orientação de pessoas mais experientes.
• Fortaleça o autoconhecimento;
• Dedique tempo para se cuidar.