Linguagem
Destaque

Fest Aruanda realiza "Live de Cinema" com cineasta francês Jean-Claude Bernardet

A transmissão acontecerá nesta quinta-feira (15), às 17h, via YouTube e Facebook do evento

Foto: divulgação
O projeto de extensão universitária Aruandando no Campus (UFPB) realiza mais uma edição da ‘Live de Cinema’ nesta quinta-feira (15). Com a participação de Jean-Claude Bernardet, professor Emérito da ECA-USP, ensaista e ator, a live terá como tema “Entre o Ensaio, a Sala de Aula e o Filme de Guerrilha” e será mediada pelo professor e diretor da 15ª edição do Festival Aruanda, Lúcio Vilar. A transmissão acontece às 17h, via YouTube e Facebook do evento.

Nascido na Bélgica, Jean é diplomado pela École dês Hautes Étudesen Sciences Sociales (Paris) e doutor em Artes pela ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP. Começou a escrever críticas no jornal O Estado de S. Paulo a convite de Paulo Emílio Salles Gomes e tornou-se grande interlocutor do grupo de cineastas do Cinema novo. Foi um dos criadores do curso de cinema da UnB, em Brasília, e deu aulas de História do Cinema Brasileiro na ECA, até se aposentar em 2004.

Além disso, participou de filmes como roteirista e assistente de direção. Nos anos 90, dirigiu dois ensaios poéticos de média-metragem: São Paulo, Sinfonia e Cacofonia (1994) e Sobre Anos 60 (1999). Nos últimos anos, o cineasta tem se dedicado, com reconhecimento da crítica, ao cinema na condição de ator em vários papéis em produções de longa e curta-metragem.




Assessoria