logo paraiba total
logo paraiba total

Sebrae Paraíba lança Guia do Candidato Empreendedor para incentivar ações voltadas aos pequenos negócios

16 de outubro de 2020

Com dez dicas de como ser um candidato empreendedor, o Sebrae Paraíba lançou, nesta quinta-feira (15), o Guia do Candidato Empreendedor para as Eleições 2020. O material traz, também, sugestões de propostas e de ações que possam simplificar a criação de micro e pequenas empresas, além de ampliar a geração de emprego e renda nas cidades. O evento contou com a participação de representantes da Famup, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. 

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraíba, Marconi Medeiros, destacou o papel do empreendedor no desenvolvimento do município. “Ao invés de depender de órgãos públicos, o empreendedor passa a ser um gerador de renda, de riqueza e de impostos. Por isso, nada melhor que a gente contar com os candidatos a prefeitos e vereadores para que todos embarquem nesse incentivo que o Sebrae promove ao micro e pequeno empresário”, disse.

Já o juiz José Ferreira Ramos Júnior, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), destacou também a importância da luta contra a corrupção, para que os candidatos honrem a confiança depositada pelo eleitor, construindo um ambiente propício ao desenvolvimento nos municípios. O secretário executivo da Famup, Pedro Dantas, por sua vez, ressaltou a importância de que até os municípios mais longínquos e menores tenham acesso às informações disponibilizadas no Guia do Candidato para que, assim, possam promover a mobilização de lideranças.

O superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, trouxe à tona o lugar de destaque das políticas públicas no município. “A vida começa no município. É no município que os sonhos são desenvolvidos e as políticas públicas são feitas para mudar ou não a vida das pessoas. E o Sebrae vem construindo esse projeto para que essas sementes fundamentais para construirmos um novo momento na nossa realidade sejam plantadas. Nosso compromisso é com o pequeno negócio e nós sabemos a importância que ele tem para os estados e os municípios”, declarou. 

Os candidatos a prefeito(a) e vereador(a) que tiverem interesse em trabalhar com o empreendedorismo podem baixar o Guia do Candidato, com dicas para melhorar a performance da sua campanha, com foco no empreendedorismo. O Guia conta com duas publicações sobre empreendedorismo direcionadas aos candidatos(as). Para baixar o material, basta acessar o site do Sebrae http://www.sebrae.com.br/ e clicar na imagem de divulgação do Guia do Candidato Empreendedor.

O guia está estruturado em 10 dicas, desenvolvidas em capítulos de fácil compreensão. São elas:

1. Priorize a geração de empregos

2. Mobilize quem constrói o desenvolvimento

3. Desburocratize e simplifique a vida dos empreendedores

4. Apoie o empreendedor

5. Priorize as compras locais

6. Promova o empreendedorismo nas escolas

7. Proporcione a qualificação de quem mais precisa

8. Fortaleça as vocações do município

9. Incentive a cooperação e o crédito

10. Estimule a inovação e a sustentabilidade.