Linguagem
Eleições

Sebrae Paraíba lança Guia do Candidato Empreendedor para incentivar ações voltadas aos pequenos negócios

Atualmente, na Paraíba, são 195.502 pequenos negócios inscritos no Simples Nacional

Foto: Agência Brasil/Fábio Pozzebom
Com dez dicas de como ser um candidato empreendedor, o Sebrae Paraíba lançou, nesta quinta-feira (15), o Guia do Candidato Empreendedor para as Eleições 2020. O material traz, também, sugestões de propostas e de ações que possam simplificar a criação de micro e pequenas empresas, além de ampliar a geração de emprego e renda nas cidades. O evento contou com a participação de representantes da Famup, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. 

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraíba, Marconi Medeiros, destacou o papel do empreendedor no desenvolvimento do município. "Ao invés de depender de órgãos públicos, o empreendedor passa a ser um gerador de renda, de riqueza e de impostos. Por isso, nada melhor que a gente contar com os candidatos a prefeitos e vereadores para que todos embarquem nesse incentivo que o Sebrae promove ao micro e pequeno empresário", disse.

Já o juiz José Ferreira Ramos Júnior, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), destacou também a importância da luta contra a corrupção, para que os candidatos honrem a confiança depositada pelo eleitor, construindo um ambiente propício ao desenvolvimento nos municípios. O secretário executivo da Famup, Pedro Dantas, por sua vez, ressaltou a importância de que até os municípios mais longínquos e menores tenham acesso às informações disponibilizadas no Guia do Candidato para que, assim, possam promover a mobilização de lideranças.

O superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, trouxe à tona o lugar de destaque das políticas públicas no município. "A vida começa no município. É no município que os sonhos são desenvolvidos e as políticas públicas são feitas para mudar ou não a vida das pessoas. E o Sebrae vem construindo esse projeto para que essas sementes fundamentais para construirmos um novo momento na nossa realidade sejam plantadas. Nosso compromisso é com o pequeno negócio e nós sabemos a importância que ele tem para os estados e os municípios", declarou. 

Os candidatos a prefeito(a) e vereador(a) que tiverem interesse em trabalhar com o empreendedorismo podem baixar o Guia do Candidato, com dicas para melhorar a performance da sua campanha, com foco no empreendedorismo. O Guia conta com duas publicações sobre empreendedorismo direcionadas aos candidatos(as). Para baixar o material, basta acessar o site do Sebrae http://www.sebrae.com.br/ e clicar na imagem de divulgação do Guia do Candidato Empreendedor.

O guia está estruturado em 10 dicas, desenvolvidas em capítulos de fácil compreensão. São elas:

1. Priorize a geração de empregos

2. Mobilize quem constrói o desenvolvimento

3. Desburocratize e simplifique a vida dos empreendedores

4. Apoie o empreendedor

5. Priorize as compras locais

6. Promova o empreendedorismo nas escolas

7. Proporcione a qualificação de quem mais precisa

8. Fortaleça as vocações do município

9. Incentive a cooperação e o crédito

10. Estimule a inovação e a sustentabilidade.




Assessoria de Imprensa SEBRAE PB