logo paraiba total
logo paraiba total

Ubatuba é o destino paulista mais vendido pelas agências de SP

22 de outubro de 2020

Com o objetivo de delimitar as características comerciais das agências de viagens do Estado, a Secretaria de Turismo de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Turismo e do Centro de Inteligência e Economia do Turismo (CIET), fez a pesquisa “Agências de Viagens Paulistas – Análise Mercadológica”. Realizado em julho, o levantamento oferece uma visão geral de como o segmento está organizado no Estado, além dos impactos da covid-19 na expectativa de vendas no auge da pandemia.

Em relação ao perfil, 66,3% das agências se dedicam ao Turismo emissivo, ou seja, vendem outros destinos, nacionais e internacionais, além do próprio Estado. Em seguida, 18,2% se definem como operadoras. Já o Turismo receptivo somou 15,5% das empresas. O Estado tem mais de nove mil agências no Cadastur.

Segundo a pesquisa, a maioria das cidades turísticas é visitada pelo próprio paulista, de forma autônoma, sem a intermediação de agências. “Este resultado demonstra que os destinos turísticos do Estado precisarão de um olhar mais cuidadoso quanto ao aumento da demanda que estamos gerando. As vendas se darão diretamente entre o cliente e os atrativos, os hotéis e os demais serviços. Algo que já acontece, é verdade, mas que agora temos a exata dimensão do quanto”, disse o secretário de Turismo, Vinicius Lummertz.

No que se refere aos locais mais comercializados pelas agências, 54,16% são destinos nacionais fora do Estado, 24,96% em São Paulo e 20,88% viagens internacionais. O segmento de praia e náutico é o mais trabalhado (67,8%), seguido pelo ecoturismo e Turismo de aventura (49,9%), parques temáticos (49,7%), negócios e eventos e Turismo cultural (46%).

Já entre os destinos mais vendidos aparecem Maceió, Porto Seguro (BA), Gramado (RS) e Ubatuba (SP) – primeira paulista no ranking. Além da cidade praiana, as mais vendidas pelas agências no Estado são Brotas, Olímpia, Campos do Jordão, Aparecida, Serra Negra, Atibaia, a capital paulista, São Roque e Ilhabela.