logo paraiba total
logo paraiba total

Professor de português analisa banca do concurso de Cabedelo, Bayeux e de quatro prefeituras da PB

30 de outubro de 2020

Neste domingo (1º), a banca organizadora de concursos CPCON realiza pelo menos seis concursos: os das câmaras municipais de Cabedelo e Bayeux e os das prefeituras de São Miguel, Jacaraú, Tenório e Campina Grande, com aproximadamente 15 mil inscritos no total. O professor Erik Anderson enfatiza que a banca costuma aplicar a mesma prova de português em concursos de cidades diferentes, quando eles ocorrem na mesma data e horário.

Segundo o professor, a diferença está na escolaridade dos cargos. Por exemplo: os cargos de nível médio de cidades diferentes fazem a mesma prova de português, com as mesmas questões. O mesmo ocorre para os cargos de nível superior. “Não faz diferença a profissão, vale o grau de escolaridade. Então, quem vai disputar vaga de nível superior  – médico, odontólogo, analista legislativo, professor, procurador, entre outras – faz as mesmas 15 questões de língua portuguesa”, explica Erik. 

Um detalhe importante é que a prova de português tem o segundo maior peso entre as disciplinas, ficando atrás apenas de conhecimentos específicos. A prova da CPCON explora uma boa variedade de gêneros e tipologias textuais. O ideal é ir preparado para ler charge, tiras, cartum, texto informativo, texto opinativo, texto literário e até letra de música. “Além disso, a gramática nunca fica de fora: costumam cair de 80% a 100% do conteúdo programático previsto no edital”, destacou o professor. 

É preciso ficar atento, ainda, a alguns detalhes que podem ser um risco para quem faz a prova. Erik Anderson explica que a banca organizadora gosta de trabalhar questões com a ordem inversa da oração, o que pode fazer o candidato confundir o sujeito posposto com o complemento do verbo. “Por exemplo, na estrutura ‘ocorreu uma grande movimentação’, temos uma estrutura oracional em que o verbo intransitivo possui sujeito posposto, que pode ser confundido com o objeto direto”, explica. 

Confira as dicas para as provas deste domingo (1)

1. Estar afiado(a) em análise sintática da oração e do período é muito importante. 
2. É preciso um cuidado especial com a diferença que a vírgula gera entre oração explicativa (com vírgula) e oração restritiva (sem vírgula). 
3. Outro aspecto importante é o reconhecimento dos gêneros textuais, especialmente quanto à sua estrutura, propósito comunicativo e linguagem. 
4. Por fim, ficar ligado nos valores do QUE e do SE no famigerado verbo “haver”. 

Provas e inscritos para este domingo (1)

– Concurso da Câmara Municipal de Cabedelo (níveis médio e superior): 7.195 inscritos
– Concurso da Câmara Municipal de Bayeux (nível superior): 246 inscritos
– Concurso da Prefeitura Municipal de Campina Grande (nível superior): 1.982 inscritos  (dados preliminares)
– Concurso da Prefeitura Municipal de São Miguel de Taipu (níveis médio superior): 1.111 inscritos
– Concurso da Prefeitura Municipal de Tenório (níveis médio superior): 1.075 inscritos
– Concurso da Prefeitura Municipal de Jacaraú (níveis médio superior): 3.486 inscritos