logo paraiba total
logo paraiba total

Em homenagem ao Dia da Gentileza, Movimento Ser gentil fomenta atitudes positivas na sociedade

11 de novembro de 2020

Comemorado anualmente no dia 13 de novembro, o Dia Mundial da Gentileza surgiu oficialmente em 2000, com a intenção de inspirar pessoas a criar um mundo mais gentil. E neste ano, a data ganha um movimento especial que honra as tradições, promovendo intervenções de empatia por todo Brasil. “Ser gentil é ser semente que faz o bem florescer”. O verso do poeta Bráulio Bessa traduz a essência do Movimento Ser gentil, que surge com a proposta de estimular as pessoas a incluírem as práticas empáticas em suas rotinas. O objetivo principal da iniciativa é propagar otimismo e boas ações coletivas, na internet, por meio do site Ser gentil e do Instagram @sergentilsempre, além da divulgação de peças gráficas para que a causa seja propagada. A ideia surgiu a partir da necessidade de estimular a gentileza e gerar esperança nesse contexto de pandemia, considerando que, para Glauber Gentil — idealizador do Movimento —, conhecer e respeitar as pessoas pode ser a chave para o sucesso e a tolerância.

A iniciativa teve sua estreia marcada com um bate-papo entre a apresentadora Angélica, o cantor Toquinho e o poeta Bráulio Bessa, disponível no Youtube. Na conversa, Angélica entrevista os artistas que, juntos, fizeram o “manifesto do Ser gentil”, um poema cantado que expressa a importância do carinho para com o próximo e como colocá-lo em prática. Os versos, compostos exclusivamente para o movimento, motivam a sociedade a dedicar um pouco de tempo para disseminar o bem, desde atitudes simples do cotidiano até práticas de doações por meio do site Eu Apoio e voluntariado. O movimento conta ainda com diversos desafios nas redes sociais que instigam a prática de gentileza no dia a dia.

O site visa conectar quem deseja praticar a gentileza com mais frequência a instituições e projetos de diversas causas que precisam de ajuda. As atividades podem ser acompanhadas na plataforma https://sergentil.com.br/ e no perfil de Instagram @sergentilsempre. O Movimento já conta com o apoio de 26 empresas parceiras, como o Grupo Boticário, Grupo Bittencourt, Visagio, Imaginarium, Casa do Construtor, Grupo Sá Cavalcante, RecZero Malls & Retail, Praxis Business, Francap, GS&MD, Family Advisory, JCPM, BTR Varese, Associação Brasileira de Franchising, Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Grupo MD, Movimento Franchising Consciente, Movimento União Rio, GreenGo e Um Cartão.