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Descubra como vender mais em marketplaces

13 de novembro de 2020

Os marketplaces são bons locais de vendas para pequenos negócios que querem ter visibilidade para um maior número de consumidores. Já para as grandes empresas, os shoppings virtuais funcionam para diversificar suas formas de vendas e aumentar a base de clientes.

“A micro e pequenas empresas e até mesmo os MEIs conseguem se beneficiar bastante desse sistema, já que começar uma página própria de e-commerce pode ser mais complexo e custoso”, diz Kelly Carvalho, assessora econômica da FecomercioSP. “A pequena empresa vai ter que se preocupar apenas com a entrega do produto e o sistema de troca e devoluções.”

Além disso, ela diz que, para quem está começando o negócio, é importante se inserir em um lugar que já é mais estabelecido no mercado. A premissa é válida para diferentes tipos de marketplace, como Amazon, Magazine Luiza e Americanas, até aplicativos como iFood e Uber Eats.

No entanto, antes de decidir vender por meio de marketplaces, os empreendedores devem se atentar a algumas questões específicas de contrato e saber quais são as responsabilidades de cada uma das partes. Por exemplo, muitas plataformas têm um meio de pagamento integrado em que, se houver alguma fraude, o marketplace deverá ressarcir os negócios. Também é preciso ver quanto o marketplace cobra de comissão pela venda dos produtos.

Uma vantagem é que algumas plataformas oferecem até um espaço físico, como um galpão, para ser estoque dos pequenos negócios. Com isso, é necessário que o empreendedor faça uma boa pesquisa de mercado para saber qual é a melhor opção de marketplace que oferece os serviços que ele precisa.

Concorrência

Como várias empresas usam o marketplace, os produtos oferecidos por uma marca também serão vendidos por outros estabelecimentos. Por isso, os empresários devem focar em medidas para se destacar da concorrência. Uma delas, obviamente, é vender produtos mais baratos.

“O empreendedor deve se atentar a sua estrutura de custos e fazer um planejamento financeiro para reduzir despesas desnecessárias, renegociando contratos para oferecer um preço competitivo ao seu cliente”, diz Carvalho.

Também vale agregar algum tipo de serviço ou produto à compra, como a promoção “compre dois e leve três”.

Outro fator básico, mas que faz bastante diferença, é ter uma boa foto do produto e uma descrição bem feita para acompanhar a imagem. Por exemplo, em aplicativos de comida, faz toda a diferença ter uma imagem que mostre uma refeição apetitosa. 

E jamais se esquecer de entregar o produto dentro do prazo prometido — os clientes contam muito com isso. “É importante pesquisar junto a algumas empresas de logística os custos e prazo de entrega para proporcionar uma melhor experiência ao consumidor”, afirma Carvalho.