logo paraiba total
logo paraiba total

Confira 5 dicas para mulheres que desejam empreender no mercado de tecnologia

16 de novembro de 2020

O constante crescimento do mercado de tecnologia não é novidade para ninguém. Mas a participação feminina nesse segmento ainda se encontra em estágio inicial. Segundo informações divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a entrada de mulheres na área teve um aumento de 60% – o que representa 44,5 mil profissionais. No entanto, elas ainda estão em minoria, sendo somente 20% da força de trabalho. Neste contexto, existem empreendedoras que buscam incentivar o movimento feminino no setor. 

“Sempre tive afinidade com computação. Por isso, resolvi seguir na área de tecnologia. Na faculdade, éramos 70 alunos, sendo quatro mulheres. Apenas duas se formaram. Ou seja, existem, sim, mulheres no setor, mas não tem como negar a predominância da figura masculina. Está na hora de mudarmos essa narrativa”, afirma Luana Ribeiro, CEO da Devninjas, startup com foco em transformação digital. Para as mulheres que também desejam empreender em TI, Luana lista algumas dicas. Confira:

Foque no consumidor 

É comum associar tecnologia com inovação. Neste caso, muitas pessoas acreditam que as as soluções tecnológicas precisam disruptar todo um mercado para ter sucesso. Entretanto, uma solução nasce para suprir a necessidade de alguém. Ou seja, no momento de idealizar uma iniciativa, é de extrema importância inserir o consumidor no centro do processo, até porque, no final das contas, é ele quem irá comprar a ideia. Quais são as principais dificuldades do público-alvo e como o empreendimento vai ajudar a otimizá-las devem ser alguns questionamentos em uma mente empreendedora. 

Entregue valor

Existem inúmeros empreendimentos de TI no mercado. Mas só você faz da forma como faz. Ou seja, encontre o seu diferencial. Uma grande aliada nessa etapa é a pesquisa de mercado, na qual é possível fazer uma análise das forças e fraquezas da concorrência e, consequentemente, visualizar com mais facilidade onde há um espaço para se destacar. 

Construa uma rede de apoio

Dificilmente você conseguirá começar um negócio sem ter sócios para te apoiarem. Neste caso, os perfis podem ser complementares, mas a equipe deve estar alinhada em relação a questões-chave do empreendimento, como o mercado-alvo, principais desafios e expectativas corporativas. 

Desenvolva uma mentalidade ágil

As tendências tecnológicas permanecem em evolução constante. Portanto, é necessário ter agilidade para acompanhar as transformações. Neste caso, um bom caminho é se atualizar com constância sobre o mercado de TI, seja por meio de pesquisas, imprensa ou reuniões com colegas de mercado. É importante saber que é permitido errar, mas corrija a rota rapidamente. Do contrário, resultará em uma diferença de performance com a concorrência. 

Confie em você 

O mercado de TI é um lugar de todos os gêneros, mas sempre existirão pessoas duvidando do seu profissionalismo, não importa a sua bagagem. Então, você deve aprender a ouvir mais a sua voz e menos o que dizem sobre você. Se a jornada empreendedora for o que faz seus olhos brilharem, confie em si e siga em frente.