Linguagem
Destaque

Plataforma de Autopublicação representa 27% dos livros publicados no Brasil

No Clube de Autores os escritores podem disponibilizar suas obras nas maiores livrarias do País

Foto: divulgação
Clube de Autores, fundado em 2009, inovou ao implantar o modelo de self-publishing no Brasil e foi a primeira plataforma de print-on-demand a oferecer venda direta e distribuição. Hoje, representa cerca de 27% de todos livros publicados no País. Na plataforma, o autor pode publicar seus livros e colocá-los a venda em grandes livrarias, isso tudo sem precisar pagar nada. A empresa, que está em constante crescimento, registrou este ano um aumento de 40% de livros vendidos em comparação ao ano de 2019 e um crescimento de 30% em novos autores.

A plataforma surgiu no intuito de facilitar a vida dos escritores que sonham com a publicação de seus livros. “Eu escrevo desde adolescente e, pra mim, não fazia sentido algum viver em uma era hiperconectada e tecnológica sem a possibilidade de publicar um livro gratuitamente, sem a necessidade de imprimir tiragens gigantescas, que poderiam acabar mofando na minha própria prateleira ao invés de chegar ao leitor”, explica Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores.

O site do Clube de Autores funciona de maneira bem intuitiva e simples para a auto publicação, facilitando também para os novos escritores que não possuem nenhuma experiência no mercado. Todo o processo é feito rapidamente e é o próprio autor quem define cada característica do seu livro, determina quanto quer ganhar de direitos autorais e decide se quer ou não distribuir sua obra, física e digital, pelos maiores e-commerce do mundo. É possível ainda acompanhar suas vendas com total transparência. 

“Essas características podem parecer óbvias para um leigo no mercado mas, se comparadas com o mundo editorial tradicional, são absolutamente destrutivas. Não à toa, o Clube de Autores vem crescendo anualmente. Hoje, publicamos cerca de 1.200 livros por mês”, diz Ricardo.

Para aqueles que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura, também pode contar o Profissionais do Livro, focado na prestação de serviços editoriais, nele é possível contratar capa, revisão, diagramação, ilustração e praticamente todo tipo de serviço que achar necessário para publicar seu livro.




Assessoria