logo paraiba total
logo paraiba total

Segundo IBGE 23,9% dos adultos do país estavam hipertensos

20 de novembro de 2020

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada ontem (18) pelo IBGE estimou que pouco mais da metade (52,0%) da população com 18 anos ou mais de idade havia recebido diagnóstico de pelo menos uma das doenças crônicas investigadas por essa edição da pesquisa. Cerca de 23,9% da população nesse grupo etário (ou 38,1 milhões de pessoas) receberam diagnóstico de hipertensão arterial, prevalência um pouco mais alta do que a encontrada pela PNS 2013 (21,4%).

Em 2019, entre os hipertensos, 72,2% afirmaram ter recebido assistência médica para a doença nos 12 meses anteriores à entrevista. A incidência deste diagnóstico aumentava com a idade: no grupo etário dos 18 a 29 anos, apenas 2,8% estavam hipertensos, mas essa proporção sobe para 62,1% entre a população com 75 anos ou mais de idade. 

Durante todo o ano, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), através do seu Departamento de Hipertensão Arterial (DHA), em parceria com as Sociedades Brasileiras de Hipertensão e Nefrologia, trabalhou na construção da Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2020 (DBHA 2020).

O resultado desse esforço conjunto e da colaboração de mais de 90 experts que dedicaram tempo na revisão e redação dos seus capítulos, aliado às reuniões com coordenadores e comissão organizadora da diretriz e também de reunião plenária com todos os seus integrantes, é um documento robusto, rico em atualizações e capaz de promover avanços no contexto do diagnóstico, avaliação clínica, estratificação, tratamento e controle da doença hipertensiva nos seus diversos cenários. Ao todo, são 18 capítulos que trazem uma grande atualização ao tema.

A DBHA 2020 será apresentada durante o 75º Congresso Brasileiro de Cardiologia que acontece esse final de semana. 

CONGRESSO

Em 2020, o Congresso Brasileiro de Cardiologia será on-line. A SBC assumiu o desafio de realizar o evento em um formato digital e interativo. A decisão se baseou na preocupação com a saúde e o bem-estar de todos. O maior encontro da cardiologia brasileira e latino-americana do ano será realizado de 20 a 22 de novembro e promete um momento de atualização científica e profissional, e de união para todos esses especialistas do Brasil.

A programação contará com simpósios internacionais, atividades de atualização nas diversas áreas da cardiologia, participação dos departamentos, espaço com destaque para os principais Temas Livres Orais, conversa com especialistas, highlights, principais diretrizes e os mais importantes estudos apresentados no ano. Serão três dias intensos de discussões e apresentações, com palestrantes nacionais e internacionais com experiência comprovada em seus respectivos tópicos.

75º Congresso Brasileiro de Cardiologia – Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial 2020

Data: 20 a 22 de novembro

Inscrições: www.sbc2020.com.br