Saiba o que especialistas em café têm feito para fidelizar sua clientela
23 de novembro de 2020
Manter o cliente é um desafio às vezes maior do que conquistá-lo pela primeira vez. Para quem trabalha com as chamadas vendas recorrentes existe um trabalho diário de aproximação com o público para cativá-lo cada vez mais. Gisele Coutinho, Fundadora do Pura Caffeina, Sergio Miranda, Co-fundador da Coffee&Joy e Hugo Rocco, Coffee Hunter do Moka Clube dividiram com os participantes da Semana Internacional do Café suas experiências e estratégias para estarem sempre na lembrança da clientela.
A aposta de Gisele Coutinho foi se aproximar de suas origens. Nascida e crescida na periferia da capital paulista, ela começou a introduzir a cultura dos cafés especiais para uma população com menor renda e vem conseguindo democratizar o consumo da bebida.
“O maior diferencial do Pura Caffeina é a minha história. Eu nasci em periferia. O meu contato com pessoas de origem mais simples e de uma renda menor é um grande diferencial, até porque essas pessoas compram café. O café é a bebida mais consumida do Brasil. São consumidores de café que tomam cafés todos os dias”, revela.
Já Sérgio Miranda, da Coffee & Joy, uniu o gosto pelo café a outra paixão: a tecnologia. Por meio do aplicativo da empresa, Miranda faz uso da inteligência artificial para ser mais certeiro nos produtos que oferece aos clientes.
Apelidado de Teodoro, o robô da Coffee & Joy ajuda os clientes a encontrar o café ideal para seu perfil de consumo. Através de perguntas simples sobre preferências de comidas e hábitos do dia a dia, Teodoro sugere três tipos de cafés para cada pessoa.
“Eu sou um aficionado por tecnologia e com nossa ideia de levar um pouco de amor para o mundo, nasce a ideia do Teodoro para ajudar a escolher o café que tende a agradar mais o paladar de cada consumidor. E o pessoal fica muito curioso para experimentar a sugestão do Teodoro”, diz Miranda.
A tecnologia ajuda a Coffee & Joy a conectar toda a cadeia, contando histórias com excelência e traçando perfil dos seus clientes através da análise de dados. “Essa informação é importante para entender o consumidor e oferecer o produto certo. Esse trabalho direto que nós fazemos com o nosso cliente é o que nos ajuda a fidelizar essa clientela”, completa.
Hugo Rocco é reconhecido como um pioneiro do mercado de vendas recorrentes de cafés especiais. Para ele, a qualidade dos produtos que oferece é inquestionável, então o segredo está em levar um algo a mais.
“Às vezes você oferece um café que não é a melhor safra que aquele produtor já fez, mas se o café não tiver nenhum defeito e a história estiver muito bem contada você conquista a confiança do cliente mesmo assim. A qualidade a gente trata como algo primordial, mas o que a gente foca mesmo é na experiência. Sempre dar um algo a mais para conseguir fidelizar o cliente e levar essa pessoa até a história do produtor. É assim que gente constrói essa confiança, mantendo o contato com o público”, finaliza.
Serviço:
Semana Internacional do Café 2020 – 100% Digital
De 18 a 20 de novembro
#conectadospelocafé
Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br
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