logo paraiba total
logo paraiba total

Com apoio da ONU Mulheres, plataforma mostra panorama eleitoral feminino no Brasil

24 de novembro de 2020

A ONU Mulheres apoia a Gênero e Número, uma plataforma que busca dar visibilidade aos obstáculos impostos às mulheres no acesso à política. A iniciativa acontece durante o período eleitoral brasileiro, no qual prefeitas, prefeitos, vice-prefeitas, vice-prefeitos, vereadoras e vereadores dos 5.568 municípios são escolhidos e escolhidas. Tornar visíveis os diferentes desafios que dificultam a garantia dos direitos políticos das mulheres está entre os esforços da ONU Mulheres para incentivar o fortalecimento de democracias paritárias – aquelas com igualdade de participação de mulheres e homens.

No portal Eleições 2020, a Gênero e Número concentra uma cobertura das disputas municipais de 2020 baseada na diversidade de candidaturas, com atenção a gênero, raça, etnia e outras identidades e utilizando dados para qualificar o debate sobre equidade de gênero no Brasil.

Em um balanço depois do primeiro turno das eleições, realizado no dia 15 de novembro, a plataforma observou que 44% das cadeiras das Câmaras Municipais das 25 capitais brasileiras serão ocupadas a partir de 2021 por parlamentares negras e negros enquanto as mulheres serão 18% de todas as vereadoras de capitais e não chegam a 50% de nenhuma Câmara Municipal de capital brasileira. O topo da proporção de mulheres eleitas está em Porto Alegre, com 31%. A mais votada entre todos os vereadores e vereadoras foi Karen Santos (PSOL), com 15.702 votos.

 A plataforma tem ferramentas onde é possível conhecer as candidatas a prefeitas e a vereadoras de todas as regiões do país, reportagens especiais e entrevistas com candidatas sobre direitos, violência contra as mulheres, população LGBT e desigualdade racial. Conheça a plataforma em: http://generonumero.media/eleicoes2020