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Confira 5 dicas para bater as metas de vendas em 2021

27 de novembro de 2020

Este ano foi totalmente atípico para todos os setores da economia, pois boa parte do que foi planejado teve que ser ignorado por causa da pandemia da Covid-19. O comportamento de consumo mudou e tudo precisou ser adaptado, inclusive as metas de vendas.

Por isso, o diretor Comercial da WCA Inteligência Comercial, Wan Ming Chung, listou algumas dicas que podem ajudar a bater as metas no próximo ano, seguindo as expertises adquiridas neste ano. Veja à seguir:

1- Analise o histórico e os esforços de vendas

Conhecer bem os números que geraram as vendas no último ano ou mesmo no último semestre e os esforços necessários para atingi-las é o primeiro passo para definir como bater as metas de vendas. Por isso, procure reunir algumas informações, como quantidade de clientes que compraram, canal de vendas mais eficiente, ticket médio, valor gasto com o time de vendas, meses em que as metas foram atingidas e percentual de participação de cada produto no lucro da empresa.

Neste ano, como houve a pandemia da Covid-19, também é importante considerar qual foi o impacto dela nos resultados das vendas.

Por isso, sempre ter métricas e indicadores de desempenho alinhados às estratégias da empresa são indispensáveis para analisar o histórico de maneira otimizada e confiável.

2- Revise o planejamento estratégico de vendas

É importante perceber que alguns fatores externos à sua empresa podem ter influenciado de modo direto os resultados, como a pandemia da Covid-19. Por isso, este ano foi cercado de incertezas, sejam elas políticas ou econômicas que acabaram por gerar inseguranças tanto para empresas quanto consumidores. Este cenário fez com que muitas pessoas e empresas deixassem de comprar algo que até mesmo estava previsto em seus orçamentos.

Sendo assim, é importante que o planejamento de 2021 seja feito após a revisão dos posicionamentos que vinham sendo adotados pela empresa nos anos anteriores, pois não se sabe até onde as sequelas da pandemia podem chegar. “Inclusive, é necessário pensar em dois cenários, sendo um deles a da vacinação no primeiro semestre e outra considerando a imunização após julho”, completa Chung.

3- Faça o acompanhamento dos resultados

Após estabelecer as metas gerais da empresa e individuais para os colaboradores, é necessário estabelecer uma periodicidade no processo de análise e mensuração de resultados. Geralmente, as empresas costumam optar por uma avaliação mensal dos números obtidos.

É importante ressaltar que este processo não deve consistir apenas na conclusão se os resultados estão sendo satisfatórios ou não. No caso de resultados abaixo do esperado, é preciso se reunir com a equipe e procurar identificar as causas desse baixo desempenho.

4- Ouça seu time de vendas

Além dos indicadores de desempenho, é importante ouvir o que o time de vendas tem a dizer, pois como estão em campo, podem contribuir com informações a mais que não são captadas pelos números.

Por exemplo, dificuldade em tirar pedidos de uma determinada loja ou rede, oferecer produtos fora do mix que já estão acostumados, entre outros. Dessa maneira, será possível definir meios de auxiliar os vendedores, deixando-os mais motivados, além de melhorar pontos do processo de vendas.

5- Crie campanhas de incentivo

Equipe de vendas precisam saber lidar com as cobranças diárias ou semanais para que  as metas de vendas sejam atingidas. Esse tipo de atitude, apesar de necessária, eleva o nível de estresse do time de vendas e essas tensões podem torná-lo mais improdutivo.

Uma maneira de driblar esse cenário é utilizando campanhas de incentivo que, inclusive, não tenham como premiação somente a remuneração financeira. Elas ajudam a manter o foco nos resultados, sem elevar o clima de tensão da equipe.